sábado, 30 de janeiro de 2010

Zombieland + Cloverfield

Enfim o mês de janeiro chega perto do seu fim. Do ponto de vista do blog foi um mês muito produtivo, visto que consegui o índice de mais de 50% da quantidade de textos que consegui em 2009 inteiro! Acontece que em fevereiro mais um semestre na faculdade se inicia e vou tentar ao máximo o desafio de manter a regularidade de postagens aqui. Feitas as considerações, vamos ao que interessa.
Venho hoje com uma rodada dupla! De um lado, Zombieland, aka Zumbilândia. Do outro, Cloverfield, o filme que mobilizou a internet através de virais no ano de 2008. Ambos com uma temática associada, de certo modo, ao terror, mas aplicada de modos extremamente diferentes. Gostei dos dois, mas cada um tem seu público a atingir.


ZOMBIELAND
 (Ação/Comédia/2009)
Vamos começar por Zumbilândia. Lançado este mês em terras tupiniquins, o filme visa mesclar a clássica história de zumbis com comédia, mas sem apelar pra o besteirol americano já visto tantas vezes. O resultado foi um filme bastante divertido e altamente recomendado. Em Zombieland somos apresentados a Columbus (Jesse Eisenber), um típico adolescente loser e sistemático que cria uma série de regras pra sobreviver no mundo recém-infestado por zumbis, oriundos de uma variação do vírus da crazy cow.

Columbus decide que deve seguir jornada em direção a cidade onde seus pais moram. No caminho ele conhece o personagem que eu considero o melhor da trama: Talahassee (Woody Harrelson está impagável no papel). O cara é um insano cujo único objetivo é matar zumbis das formas mais sinistras possíveis e possui uma estranha obsessão por bolinhos. Temos também as presenças femininas de Wichita (Emma Stone) e Little Rock(Abigail Breslin). Não sei qual o seu conhecimento acerca das cidades dos EUA, mas todos os personagens citados acima são chamados pelo nome da cidade que vieram ou por outras qualificações ( até a vizinha do Columbus é chamada pelo número do apartamento onde mora e não pelo nome dela). O filme é muito divertido, mas não confundam isso com muito engraçado. Claro que temos momentos cômicos (como o gordinho correndo no início do filme, a parte que mais ri, incrivelmente) e belas cenas em slow motion, além da participação super especial de um comediante conhecido. A censura é baixa, então o filme, apesar da temática "zumbi", agrega um público grande. Fortemente recomendado.

CLOVERFIELD
(Ação/Suspense/Ficção/2008)

Tenso. Tenso.Tenso.Tenso.Super TENSO. Cloverfield é a própria tensão personificada.Ao menos pra mim.
O filme foi bem divulgado devido a várias campanhas publicitárias que rolaram na internet no ano que foi lançado, mas só agora me interessei pra assistir. A história se inicia de um modo que você, se não leu a sinopse, nunca irá imaginar onde vai acabar. Rob (Michael Stahl-David) está prestes a deixar Nova York pra trás, pois foi promovido e irá para o Japão. Seu irmão, Jason (Mike Vogel), junto com mais alguns amigos fazem uma festa de despedida pra ele, e o melhor amigo de Bob, Hud (T.J. Miller), é encarregado de filmar toda a festa com uma câmera amadora. A questão é que nenhum deles imaginaria que após aquela noite as coisas nunca mais seriam as mesmas.Depois do que parecia ser um terremoto, o grupo de amigos procura investigar o que está acontecendo e são apresentados a uma NY caótica e destruída pelo que parece ser ação de um monstro gigante. Um ponto super importante que marca o diferencial maior do filme e tem que ser ressaltado aqui é que a trama se passa toda na visão da câmera amadora. Isso é tenso, muito. Destaque especial pra cena do túnel do metrô, se eu estivesse em um cinema, certamente, estaria gelado do fio de cabelo até a ponta do pé. Também temos espaço pra questão romântica no filme, protagonizada por Bob e sua amiga Beth (Odette Yustman). Um ponto altamente positivo em Cloverfield é que o elenco é composto por atores desconhecidos pra grande maioria, o que consegue nos passar uma maior veracidade dos fatos. Acho que nunca torci tanto por um grupo de pessoas quanto neste filme, tanto que nem me ligava em saber que raios de monstro era aquele.  Recomendo para os fãs do gênero e os que estejam sucetíveis ao modo como ele foi filmado.

Divirtam-se!

0 comentários:

Postar um comentário