domingo, 28 de outubro de 2012

O Espetacular Homem Aranha

Gênero: Ação/Aventura
Direção: Marc Webb
Ano: 2012



Quando a trilogia do aracnídeo mais amado do mundo se encerrou nos cinemas em 2007 com Homem Aranha 3, muitos se sentiram decepcionados pelo rumo que a história tomou. Particularmente, depois te ver visto  e revisto na HBO os três filmes dirigidos pelo Sam Raimi milhares de vezes, reconheço que não foi o melhor encerramento, mas com boa vontade dá até pra aceitar aquele como um final plausível.

5 anos depois, a franquia do Aranha ganha um novo capítulo nas telonas. O reboot O Espetacular Homem Aranha vem pra preencher o vazio deixado no coração dos fãs do herói mais carismático das HQs, embora muitos o considerem um recomeço precoce, já que comparações são inevitáveis. Será?
Acompanhamos Peter Parker por um prisma não abordado nas produções anteriores. O filme se inicia com um Peter ainda criança sendo deixado por seus pais na casa dos seus tios May (Sally Field) e Ben (Martin Sheen), por quem ele será criado. Já um jovem, Peter (Andrew Garfield) busca entender melhor as suas origens, enquanto tenta lidar com um série de mudanças, que vão desde perdas irreparáveis até a aquisição de grandes poderes...que trazem grandes responsabilidades. Na sua investigação sobre o passado, o protagonista se depara com o Dr. Curt Connors (Rhys Ifan), um antigo colega de pesquisa do seu pai, cujo projeto o levará a um caminho de repercussões definitivas, afinal um Lagarto gigante pode causar grandes estragos por onde passa. E claro, não posso esquecer da bela Gwen Stacy (Emma Stone), primeira paixão do nosso herói.
E então, foi precoce? Olha, após conferir o filme, creio que não. Eu consigo olhar pra Andrew Garfield e enxergar o Cabeça de Teia, sinto que ele incorporou o personagem e conseguiu transmitir a emoção necessária, afinal, assim como quase todo garoto normal, ele cresceu assistindo/lendo as histórias do Aranha. A química dele com a Emma Stone também é muito legal, o casal se ligou muito bem em uma intimidade que agrada ao telespectador. Também sou super fã da Stone!
A história é legal, dosando boas cenas de ação com algumas tiradas cômicas, típicas do personagem, além do romance, conseguindo entreter tranquilamente quem assiste. O vilão também cumpriu bem seu papel, eu sempre fui fã do Lagarto, desde pequeno, já tive até um boneco desse figura asquerosa com o seu jaleco surrado.
Comparativos realmente são inevitáveis. Amei a troca da Mary Jane pela Gwen Stacy, sou muito mais a loirinha, uma personagem de atitude e que não precisa apenas ser a "refém de fim de filme". Algo que me incomodou frequentemente foi a trilha sonora. Não que seja ruim, mas a trilogia antiga era embalada por composições muito mais enfáticas e épicas, que emocionavam mais. Para os fãs exigentes dos quadrinhos, agora temos os cartuchos de teia, o que deixa margem para situações do tipo "e se a teia acabar em um momento crítico"?

Contrariando o que me foi dito por várias pessoas, O Espetacular Homem Aranha é um filme muito bom. Claro que tem suas falhas, mas se você cresceu empolgado com as animações exibidas na Globo pela manhã, ou lendo suas HQs no quarto, vai curtir o produto final. Longe de ser perfeito, o longa diverte, cumprindo seu papel principal. Fico no aguardo da continuação ;)

2 comentários:

Marcio Melo disse...

Poxa, vocês estão muito volúveis, apenas 5 anos e já sentem um vazio de uma franquia no cinema? hehehe

Bom, infelizmente vou ter discordar de você meu caro, achei o filme bem "herói genérico" e prefiro a versão anterior.

Este "Espetacular..." só consegue ser melhor que o Homem-Aranha 3 que foi bem fraco.

Uma série de coincidências super fortuitas, um Peter Parker descolado ao invés de nerd, enfim.

As atuações estão boas e as cenas de luta até são legais, mas acho um filme bem mediano este.

[]'s

Rafa Cruz disse...

Olha, esse é um filme que me fez repensar no meu sistema de notas. O ideal seriam 3,5 estrelas, mas por falta de tempo (preguiça mesmo) eu ainda não institui esse tipo de coisa. Provavelmente é algo que implantarei a partir do próximo texto. Penso que com O Espetacular Homem Aranha aconteceu o mesmo que com algumas outras produções que já assisti: fui sem expectativa e acabei me divertindo, então a experiência foi muito válida.

Postar um comentário