quarta-feira, 3 de junho de 2015

Relatos Selvagens

Gênero:Drama/Suspense/Thriller
Direção: Damián Szifron
Ano: 2014

Eu poderia começar esse pequeno texto falando da rivalidade infinita entre brasileiros e argentinos e de como em dados momentos temos que dar o braço a torcer e reconhecer o talento no outro, nesse caso, no argentino egocêntrico e selvagem, catimbeiro e extremamente chato.

Outro meio de introduzir a temática seria falar da importância de se dar valor e oportunidades ao cinema latino-americano, que possui belos exemplos de produções que pensam fora da caixa, como é o caso do descontraído e fofo - por que não? - Medianeiras (2011) e o envolvente O Segredo dos Seus Olhos (2009).

Mas não meus caros e seletos leitores, Relatos Selvagens deve ser anunciado e pode ser descrito, de forma empolgada, admito, como o filme que te faz pensar simultaneamente "ele não vai fazer isso" e "será que eu faria algo do tipo?" terminando com sonoros "o que é isso, minha gente?!".

A produção dirigida por Damián Szifron narra seis histórias independentes que mostram como o ser humano pode se comportar em situações de extremo estresse, sendo de forma aguda ou como o estopim de situações corriqueiras. Passando por cenários como um cantina, um avião em voo, uma rodovia ou uma festa de casamento, os personagens passam uma verossimilhança com a realidade cotidiana de modo que você se pega lembrando de ter passado por algo parecido - mesmo que em proporções menores, na maioria das vezes.
A obra é competente em envolver o telespectador e a transição das histórias é rápida, não te deixando muito tempo pra pensar, apenas te conduzindo a desfechos surpreendentes - em alguns casos sim, em outros nem tanto. O final da última história te deixa com a mão no queixo e um riso nervoso, esse sim, vai perdurar por alguns bons minutos. Por uma questão de gosto pessoal, faço ressalva para a história do motorista na rodovia e da cerimônia festiva, que farão suas glândulas supra-renais secretarem adrenalina em um ritmo alucinante.

Nessa mesma semana assisti 5 filmes, incluindo o insosso Jogos Vorazes, A Esperança - Parte 1. Relatos Selvagens foi o único que se salvou - e com louvor.
Recomendo.


2 comentários:

Marcio Melo disse...

Excelente esse filme, difícil escolher a melhor "parte" mas alguns momentos ficaram marcados comigo como por exemplo os dois sujeitos se matando no carro ao som de "Lady, lady, lady...", Mr. Bombinha e o melhor casamento que já vi em vida.

Voltou a ativa?

Rafa Cruz disse...

O casamento é épico ao extremo! Certamente um dos mais memoráveis na indústria cinematográfica.
E sim, estou de volta ao jogo (John Wick?) pela décima sétima vez ou algo do tipo.Espero dessa vez manter a regularidade, mas sempre que volto prometo a mesma coisa, então nem eu sei quando estou falando a verdade, o que me coloca em uma situação complexa, rs.
Tenho visto muita coisa boa - e ruim também - então creio que tenho material pra abastecer esse espaço por algum tempo.

Postar um comentário