quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Sin City


Bem que eu tentei assistir o tão falado Avatar, mas fui surpreendido por uma sessão esgotada, o que tirou toda minha vontade de ver essa droga de motherfuckers gigantes azuis. Até mesmo que, pelo que sei, essa bagaça é fantástica mesmo quando se vê em um cinema 3D, e como aqui no fim do mundo não tem isso, minha única experiência 3D se resume em um óculos tosco com uma lente azul e uma vermelha que veio em uma revista sobre insetos. Gafanhotos gigantes 3D azulados/avermelhados *tenso*

Então vamos ao que interessa: Sin City.

Ultra Épico/Bom pra (insira aqui seu xingamento preferido). Fim.

Sinceramente, eu poderia resumir todo esse texto apenas na frase acima ( é por isso que o Twitter faz tanto sucesso atualmente). Sin City, longa metragem de 2005 adaptado de uma HQ do mestre Frank Miller ( o mesmo de "300") é, definitivamente, um filme que fica marcado, narrativa linda de se ver. Pra ser perfeito só faltou uma coisa: A Scarlett Johanson no elenco. Não se enganem, não falta mulher no filme, a Jéssica Alba conseguiu deixar isso BEEEEEM claro.


É um pouco complicado indicar Sin City pra a maioria dos amigos. Tipo, o filme foge de centenas de padrões estéticos do cinema convencional, isso as vezes não agrada a maioria ( o filme é, praticamente todo, em preto e branco, com alguns elementos do cenário/personagens coloridos quando de interesse da história) .Eu, ao contrário, achei isso perfeito. Acompanhado de uma narrativa noir ¹ e uma estrutura que lembra muito a do aclamado Pulp Fiction ( obra ninja de Tarantino, que por sinal, auxiliou nesse filme), Sin City é um dos filmes que quero em minha estante.
O elenco é um dos melhores que poderia ser reunido. Temos Bruce Willis,  Mickey Rourke, Clive Owen, Jéssica Alba ( O que é essa mulher!), Brittany Murphy ( morreu recentemente, atuava MUITO bem.Uma grande perda). Pô, tem também o Elijah Wood, o FRODO! O cara está irreconhecível aqui, que hobbit maldito. Ainda tem muitos nomes, mas eu gastaria um texto inteiro só com eles. Como falei anteriormente, a história tem algumas ligações com a estrutura de Pulp Fiction. Vemos três histórias distintas, com seus respectivos personagens, mas que de certo modo apresentam uma ligação. Sin City ( ou Cidade do Pecado, como queira) é aquela cidade em que, segundo um personagem:
"Se você procurar bem, acha de tudo"

Corrupção, promiscuidade, jogatina, assassinatos. Um verdadeiro paraíso da criminalidade. Após a introdução, nomeada de "O cliente tem sempre razão", vemos a primeira parte de uma das histórias, chamada "That Yellow Bastard ". Nela, vemos Hurtigan ( Willis), um policial honesto dentro de um mar de corrupção, que mesmo perto da aposentadoria, arrisca sua vida para salvar uma jovem garota das mãos de um pedófilo motherfucker assassino. Mas a questão não é tão simples. O bandido em questão é filho de um influente político e, contrariar ele, trará sérias consequências na vida do Hurtigan. A segunda, e mais sanguinária, história é chamada "The Hard Goodbye". Temos aqui uma atuação excelente do Mike Rourke no papel de Marv, um super mal encarado e durão da cidade, que parte em uma caçada implacável em busca de vingança pela morte de uma mulher que ele malmente conheceu, mas que teve uma influência crucial em sua vida. É nessa parte que vemos o irreconhecível hobbit, no papel de Kevin, um cara super bizarro que me fez ter medo de olhar pra sua cara por mais de 3 segundos. Na terceira parte, encontramos o Clive Owen ( o cara fez seu nome ao traçar a Mônica Belluci e, ao mesmo, tempo, descer tiro em motherfuckers em Mandando Bala). Dwight ( Owen) é um cara misterioso, que após se envolver em uma confusão com Jackie-Boy ( o hilário Benício Del Toro) se vê no meio de uma corrida pra evitar uma verdadeira guerra em Old Town, um local da cidade dominado pelas prostitutas profissionais do se-qui-ço. O Clive atua bem, mas o destaque dessa parte vai pra Miho, uma japonesa que faria o Jaspion/Power Rangers/qualqueroutroheróijaponês se ajoelhar perante ela. Os personagens secundário são tão bem trabalhados que eu até repensaria no uso do termo "secundário".

Todos eles tem uma profundidade absurda. Não saberia escolher um personagem favorito.O Rourke atuou como um verdadeiro monstro em vários aspectos do cinema, mas o personagem pelo qual, eu realmente torci foi o do Willlis.Ironicamente fiz o mesmo quando ele atuou no papel de Butch Coolidge, em Pulp Fiction. Os personagens do Bruce devem inspirar essa torcida por eles. Apesar da censura +16 o filme é violento, então se você não consegue ver membros amputados e sangue jorrando, nem assista. Quanto ao sexo, não vemos um apelo grande. Se não me engano ele só aparece em uma cena, e é tão rápido e bem trabalhado que foge do vulgar.
Faltou a Scarllet, mas eu desculpo o diretor. Jéssica Alba esbanja beleza e a Britanny Murphy também está linda.
É isso, se você não for um cultuador apenas do cinema convencional e estiver disposto a uma experiência diferente, Sin City é o que você procura. E lembre-se:
"Turn the right corner in Sin City, and you can find anything..."


¹ Film noir é um estilo de filme primariamente associado a filmes policiais, que retrata seus personagens principais num mundo cínico e antipático [Wikipédia]

Nota de rodapé. Tô ficando ousado! haha

4 comentários:

Macedo disse...

Aquele cara escroto é Frodo? OMG

Macedo disse...

Jéssica Alba *_*
ta parei XD

Rafa Cruz disse...

Medo de hobbits *tenso*

Marcio Melo disse...

Sin City está no meu top 20 melhores da década não é à toa, o filme é foda demais.

Quanto a Avatar fez o certo, só assista se for em 3D, se não esqueça

Postar um comentário