sábado, 2 de janeiro de 2010

Deixa ela entrar

Eu só tinha duas referências da Suécia. A primeira era sua localização, devido a algumas partidas de WAR, clássico jogo estratégico de tabuleiro. A segunda ...bem, deixa pra lá.  Boas referências. Enfim, foi aí que ouvi falar de Deixa Ela Entrar, um filme sueco de 2008 baseado em um romance de 2004 que arrebatou mais de uma dezena de prêmios. Dezena mesmo. Mesmo assim, prêmios poderiam não dizer muito, visto que tem uns críticos de cinema por aí que tem cada gosto bizarro pra filme. Nunca fui fã de cinema europeu, devo ter visto um filme italiano ruim, não lembro ao certo, mas o fato aqui é o seguinte: DEIXA ELA ENTRAR é um dos 3 melhores filmes que assisti ano passado. Não me arriscaria com a posição dele no ranking, mas se vacilar, ele ocupa a liderança. Se preferir, assistam logo ao filme e voltem pra ler o resto dessa análise, aposto que compreenderão melhor o que eu tento dizer.

O filme é classificado por alguns como terror, mas acredito que, apesar de ter suas cenas tensas, ele fica mais pra drama. Tá, um Terror/Drama. Na história temos os subúrbios de Estocolmo, em 1982, como cenário.Encontramos Oskar(Kåre Hedebrant), um menino de 12 anos que sofre constantemente com bullying na escola.Oskar é um garoto inteligente, mas de certo modo sua personalidade é altamente influenciada por seus problemas familiares. Ele sonha com vingança. E é na vizinhança do rapaz que surge uma das personagens mais interessantes que já vi em um filme: Eli (Lina Leandersson) , uma garota que tem “mais ou menos 12 anos há muito tempo” segundo ela. Eli é uma garota bem diferente: sempre anda suja, não parece ter muitas preocupações com a aparência e, segundo ela, talvez tenha esquecido como é sentir frio. A construção da personagem foi feita de um modo absurdarmente profundo, dando margem pra milhares de interpretações. Eli, junto com um homem misterioso, se tornam os novos vizinhos de Oskar e sua mãe. E é em uma noite qualquer, quando Oskar desce do seu apartamento e vai a um pequeno parque na vizinhança que ele encontra Eli e ambos passam a desenvolver um relacionamento bem peculiar. Uma série de estranhos assassinatos começa a ocorrer na localidade. Associado a alguns fatos isso reforça a teoria de Oskar que Eli é uma vampira. SIM, habeas vampiris ( ou coisa do tipo), mas é uma das retratações mais fantásticas que já vi desses seres altamente sedutores. Não vou entrar no mérito das produções vampirescas atuais (leia-se Crepúsculo e afins), mas a abordagem aplicada em Deixa Ela Entrar é umas 3000 vezes mais interessante e bem estruturada.
O que fazer quando se gosta de uma pessoa que, necessariamente, precisa matar para sobreviver? 
Esse é o SÓ UM , leia: SÓ UM! dos vários problemas e reflexões que podemos tirar dessa produção linda. Sim, linda, sombria e marcante.
A questão vampiresca é mais do que simplesmente a necessidade de se alimentar de sangue. Há uma abordagem metafórica relacionada aos problemas enfrentados no duro processo de crescimento. As atuações dos protagonistas são absurdamente convincentes. Sempre que a Eli entrava em cena meus olhos, vidrados, não conseguiam desgrudar da tela. O garoto que faz o Oskar também dá um show de atuação. Os efeitos visuais são tão bons que um desavisado pode, facilmente, dizer que se trata de uma produção hoolywoodiana e a trilha... a TRILHA SONORA! Talvez seja a melhor trilha que já ouvi em um filme. Eu assistia e só pensava em onde acharia aquelas músicas. Eu não preciso falar mais nada, nem pretendo. Só teria elogios a fazer, se tornaria até chato. Assistam. Baixem, loquem, comprem, procurem um jeito, mas assistam. Just do it! Não haveria filme melhor pra eu começar falando em 2010 do que este. Ao final do filme temos, basicamente, duas linhas distintas de pensamento em relação à personalidade dos personagens, não vou falar aqui pra não dar spoiler¹ =D O autor fez uma adaptação tão bem feita que nos dá essa segurança de nos apoiar em fatos e defender claramente nosso ponto de vista. Não há uma resposta pronta, o telespectador deve juntar os fatos e criar sua versão do que realmente aconteceu. Vou parar a rasgação de seda de vez. Recomendo esse filme que agradará 99% dos terráqueos com um roteiro pra lá de bala! O 1% restante que vá ver vampiros brilhando no Sol e se alimentando de sangue de veado #ficadica




spoiler¹: Revelação de algum detalhe importante da história.

Obs.: Hollywood, aquela maldita sugadora de almas, está preparando um remake de Deixa Ela Entrar. Não consigo entender a necessidade de refazer um filme de 2008. Remake se faz de filmes bem antigos ou então filmes com produções precárias. O FILME NÃO É NENHUM DOS DOIS! É novo e a produção é boa bagarai! Enfim, eles só querem é relançar e ganhar muito dinheiro. Tenho medo dessas adaptações.

6 comentários:

Marcio Melo disse...

É um dos melhores filmes que já assisti.

Cristiano Contreiras disse...

Ainda não conferir este, preciso!

Anônimo disse...

Preciso assistir a esse filme!!!! *-*
Meu Deus! Você tinha que ter me falado dele antes. xD
Vou locá-lo imediatamente! rsrs
Sério! Ele me chamou muito a atenção!! Eu só gosto de filmes de terror com conteúdo, tais como "A Tale of Two siters", no qual o drama das irmãs é muito bonito e em alguns momentos chega a ser poético, e "Os outros", onde o drama familiar também é abordado muito bem. Isso sem contar que ambos os filmes possuem reviravoltas que te surpreendem!

Ah, e eu também tenho medo de adaptações..rsrs
Enfim, vou assisti-lo logo e depois posto novamente aqui deixando minhas humildes considerações sobre esse filme. xD

Por tudo que você disse se trata de uma obra-prima. *-*

abraços! o/

Rafa Cruz disse...

O filme é épico, acho que o melhor que assisti em 2009.

jéssica disse...

ér sim um filme muuuuito lindo lindo! emocionante!
mas qto a Crepúsculo? é interessante, tem coisas diferentes de Deixa ela entrar mas coisas importantes e bonitas *-*

olha, amei teu texto. botei no meu orkut, tá? :x com seu nome, claro ^^

Unknown disse...

aff crepusculo nem se compara a esse filme TA MALUCA EH ve se para de deixar gostos infantis esse filme ''Deixe ela entrar" é bem melhor.




morte a vampiros drag queen's

Postar um comentário