sábado, 13 de março de 2010

Percy Jackson e o Ladrão de Raios

           A mitologia é realmente uma área fascinante. Eu sou um admirador assumido da capacidade do ser humano de criar lendas e mitos tão incríveis com o intuito de explicar fenômenos naturais ou expor situações da índole humana. Particularmente sou muito fã da mitologia nórdica, porém a greco-romana é, sem dúvidas, a que foi melhor elaborada. Seus heróis, deuses, criaturas mágicas são tão bem estruturados que fazem meus olhos brilharem.Assim como a maioria, gosto bastante das histórias de grandes personalidades como Jasão e os Argonautas, Teseu (responsável pela morte do minotauro), Héracles (ou Hércules, como queira) e seus doze trabalhos, Belerofonte montado em seu cavalo alado, além de Perseu, o meu preferido. Por que Perseu? Ele foi responsável por grandes proezas, como a decapitação da medusa e o resgate de Andrômeda de um sacrifício cruel, sendo que ela veio a se tornar sua futura esposa.Temos também o titã Cronos, pai de Zeus, simbolizando o Tempo, que a tudo devora, além da linda história de amor entre Orfeu e Eurídice. Mas não são os heróis os personagens mais admiráveis da mitologia, ao menos não pra mim, e sim dois seres bem interessantes.O primeiro é Prometeu e o segundo é Sísifo. Prometeu é bem conhecido da grande maioria. Após roubar o fogo dos deuses e entregá-lo aos humanos, foi condenado a ficar preso ao monte Cáucaso e ter seu fígado devorado diariamente por uma ave, sendo que após isso seu fígado se regenerava. Mas por que Prometeu?
Ele é o símbolo da resistência contra o autoritarismo, o castigo imerecido, além de ser o benfeitor da humanidade, apesar de seu status de titã.Mas e Sísifo?Esse sim é um mito fantástico e aberto pra várias interpretações. Sísifo era um humano considerado o mais esperto da sua época. O que confirma isso? Bem, basta dizer que o cara foi capaz de enganar a própria Morte (Tânatos), aprisionando-a por um tempo. E como se já não fosse o suficiente, quando a Morte se libertou e procurou por vingança, ele tramou uma estratégia bem interessante e enganou novamente o Mundo dos Mortos. Enganar a morte, um desejo eterno dos humanos. É, mas um dia a casa caiu e Sísifo teve que fazer sua parada final no andar de baixo. Como recompensa pela bagunça que ele havia aprontado, foi castigado com uma pena terrível que o deixaria sem tempo para elaborar outra fuga: Ele deveria empurrar uma enorme pedra ladeira acima e logo depois essa pedra deveria rolar o monte abaixo e Sísifo recomeçaria o seu trabalho. Eternamente empurrando a pedra.E é aqui, meus caros leitores, que reside a graça, por assim dizer, deste mito. Sísifo pode representar inúmeras coisas, como o homem moderno em seu trabalho autômato e enfadonho, a resignação diante da rotina absurda ou então a esperança humana de que um dia as coisas mudem. Se Sísifo tinha a esperança de que um dia seu castigo acabasse ou se estava resignado, não sei dizer ao certo, mas prefiro acreditar que ele era um cara que não se deixava vencer pela imposição do destino, deuses, pelo cansaço e trabalho enfadonho, e levava sua vida contra todos os problemas, provando que ele estava ali e não desistiria mesmo que aquilo fosse inútil e ridículo.
Enfim, a história de Sísifo é admirável.

Se você também é fã de mitologia eu recomendo o ÓTIMO blog da Solange Firmino, onde ela contextualiza bem os mitos com a nossa realidade.Recomendo também o Livro de Ouro da Mitologia, de Thomas Bulfinch (comprei pelo Submarino e chegou beleza!). Para saber mais sobre a história de Sísifo e Tânatos, leiam esse texto.

Mas vamos então ao filme em questão, Percy Jackson e o Ladrão de Raios.

Estava com uma vontade enorme de assistir esse filme pelo fato dele ser rotulado como baseado na mitologia grega. Depois de semanas de procrastinação, enfim resolvi ir ao cinema antes que este reformulasse sua programação. O problema era o horário. O único acessível a minha louca rotina era o de 14:00 hrs. Que tipo de pessoa vai a um cinema tão cedo? Talvez pessoas como eu, mas também existem outra série de perfis. Na sessão haviam, comigo, umas dez pessoas no máximo. Uma menina solitária que sentou na minha frente, um casal acompanhado pelo pai da mulher, duas amigas e, acho que mais um casal lá atrás, não lembro ao certo. Mas deixando de lado essa análise sociológica, vamos ao filme.
Não vou me prolongar muito pra dizer minha opinião. Achei chato e cheio de furos no roteiro. Mas FUROS mesmo, saca? Tipo, passagens sem lógica, explicações vagas, coisas do gênero. O filme é baseado em uma série de livros que faz muito sucesso atualmente, e eu tenho certeza que os livros são bem mais estruturados e aprofundados do que o filme, tanto que quero muito ler eles.Mas o filme...é chatinho e previsível =D
Mas vamos lá, e a tal história dele? Comparar com Harry Potter é inevitável(porém, apesar de não ser um desses fãs alucinados do bruxo nerd, achei HP bem melhor), então vamos com as ideias bases. Na cena inicial vemos um diálogo entre Poseidon e Zeus ( que se mostram dois inúteis), onde o último acusa o seu irmão de ajudar o seu filho, Percy, a roubar o seu raio, a arma de destruição mais poderosa já feita.Percy Jackson (Logan Lerman) é um garoto qualquer, que mora com a mãe e o padrasto que não é lá uma boa pessoa.Ele desconhece o seu passado mitológico, até o momento em que é atacado por sua professora, que na verdade se revela uma Fúria (umaoquêoquê? Fúria?). Depois disso, Quíron (Pierce Brosnan) explica para Percy que ele é, na verdade, um semi-deus , sendo levado pra um acampamento onde outros como ele são treinados. Sinto cheiro de Hogwarts no ar. Percy tem um amigo, Grover (Brandon T. Jackson), responsável pelas partes mais cômicas do filme. Enfim, lá ele conhece Anabeth(Alexandra Daddario), uma garota filha de Atena que luta muito bem e tem um ar de Xena, a Princesa Guerreira. Então,nesse meio tempo a mãe de Jackson é raptada por Hades, que exige como pagamento o tal raio que todos acham que Percy roubou. Após uma série de eventos, os três saem pelo país com o objetivo de resolver toda essa situação problemática . Sério, o filme é cheio de explicações bem vazias! Eu não consegui embarcar naquela história e muito menos simpatizar pelos protagonistas. O rótulo de filme mitológico, por assim dizer, foi o que mais me atraiu. De fato, temos vários personagens gregos na trama. O centauro Quíron, vivido pelo eterno 007, Pierce Brosnan, a Medusa interpretada por Uma Thurman, além de minotauro, uma Fúria, entre outros.Grover, o amigo de Percy, que depois de toda a confusão se revela um sátiro(commassimumsátiro?Wikipédia neles!), parece ser o único responsável pelo alívio humorístico da trama.
Temos uma série de piadinhas clichês, mas eu juro que realmente ri com o que o Grover disse no Mundo Inferior sobre Hades (mas essa piada só faz sentido na versão dublada. Assistam e entenderão). Por falar no mundo inferior, Perséfone (Rosário Dawson) está realmente incrível, gostei dela no papel, apesar das pessoas que leram o livro dizerem que ela nem aparece nessa primeira etapa da história.O Hades(ou Mundo Inferior, como queira) está muito bem feito visualmente, foi o cenário que mais gostei. E é isso, vemos uma série de situações pela qual os protagonistas tem que passar para resolver o problema e, no fim, somos apresentados a um vilão pífio! A ideia de contextualizar a mitologia grega é interessante, o que nos rende cenas como a do All Star voador (?) na luta contra a Hidra de Lerna, mas é só. Serve como distração, mas não esperem muito mais disso.Percy Jackson e o Ladrão de Raios foi mais um filme que mostra que o trailer não pode classificar um filme como ótimo ou péssimo. Sinceramente, esperava mais. Esse rótulo de mitologia foi uma isca miserável!
Se gostam mesmo de mitologia, devem esperar ansiosos, assim como eu, o remake de Clash of Titans, que será lançado ainda esse ano. Esse sim, promete ser bala! Sente só pelo vídeo! Aí sim teremos um Perseu de verdade!

8 comentários:

Dayane Abreu disse...

Eu não gosto muito de Mitologia Grega, acho que é trauma porque na quinta série a gente tinha que decorar nomes e histórias de personagens, eu confundia tudo, era terrível! Mas talvez eu possa me interessar por isso algum dia em minha vida.
---
Pff, o protagonista sempre tem um amigo engraçado e uma amiga com alguma qualidade útil. Só que tem a Uma de medusa *o*
Quero ver mesmo assim, rs.

Rafa Cruz disse...

É, o filme tem toda a vibe de Harry Potter,até o diretor é o mesmo, se eu fosse listar as semelhanças não acabaria hoje! E se for assistir pela Uma, desista. Ela tá super tosca.

Marcio Melo disse...

Adoro a mitologia grega, mas esse filme ficou um pouco infantil demais.

É legalzinho mas falta muito pra chegar em HP :P

Willi Weiss (Conta Antiga) disse...

Rafa, meu blog POINT GAMES BRASIL mudou de endereço, agora é www.pointgamesbra.blogspot.com
arruma aí, quando tiver arrumado eu coloco seu banner no novo endereço do blog.

solfirmino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Rodrigues disse...

eu lí primeiro livro da série a qual esse filme foi baseado, em termos de adaptação , ficou umkoo.
e mesmo pra quem não leu, você mesmo Rafa, pode perceber o quão sem lógica o filme ficou.quanto ao livro, a história foi totalmente alterada, os personagens não tem caracteristicas semelhantes.

Torres, AJ disse...

O Filme é um total falta de respeito á obra original. O universo da série é tão amplo, os personagens são tão complexos e o enredo é tão mais bem trabalhado que a adaptação do cinema se tornou uma ofensa a nós fãs da série.

O livro tem um potencial cinematográfico GIGANTESCO. Uma pena que ele foi mal aproveitado...

Anônimo disse...

O filme realmente é péssimo. O segundo então, infinitamente pior (não sei como conseguiram piorar isso!). Mas talvez se você ler os livros se surpreenda...

Postar um comentário