segunda-feira, 8 de março de 2010

Oscar 2010...ou #AvatarFail

Aviso aos navegantes: Não busquem seriedade nesse post, ele é mais um fruto de diversão sem presunção do que compromisso com a informação.


Valeu cada minuto. Valeu a cara de sono na aula de Eletroterapia. Valeu dormir apenas 4 horas.Foi o TOOOMA CAMERON que eu tanto anunciei (?) nos meus posts e aguardei ansiosamente. Foi o triunfo da história sobre a imagem. Foi lindo. Depois desse desabafo sem pé, nem cabeça, vamos ao Oscar 2010, um por um (só não me atrevo a comentar categorias como documentário, setores técnicos, curta-animado entre algumas outras , as quais eu desconheço totalmente).
 
Só assim pro Cameron ganhar!

Melhor ator coadjuvante: Christoph Waltz (Bastardos Inglórios)
E a premiação começou com o mais óbvio.A única categoria em que eu apostaria até minha casa que o Christoph Waltz (Bastardos Inglórios) seria o vencedor.Não tem o que comentar, o cara roubou a cena nesse filme épico, que deveria ganhar o prêmio de melhor filme facilmente. 
Melhor animação: Up - Altas Aventuras
Única animação indicada esse ano na categoria de MELHOR FILME, era evidente que ganharia na de animação; e com méritos. A Pixar sempre nos presenteia com histórias lindas, UP é uma das mais comoventes produzidas por eles e, com certeza, a com o teor mais adulto, porém sem perder a magia de uma boa animação (apesar de eu continuar considerando Wall-E infinitamente melhor). Dos outros candidatos já havia assistido Coraline e agora me interessei bastante pelo Fantástico Sr. Raposo.


 
É nóis, manolo!

Melhor trilha-sonora original: Up - Altas Aventuras
Fantástica, até hoje me emociono ouvindo The Ellie's badge. Sem contestação. 
Melhores efeitos especiais: Avatar
Seria ridículo dizer que Avatar não merecia esse prêmio. Apesar de eu ser um crítico ferrenho de toda essa adoração criada em torno desse filme tão vazio, ao menos em termos de roteiro, é inegável a exuberante beleza e a revolução visual apresentada pelo Mr. Cameron em sua Pandora. Ponto pra Avatar.
 Melhor atriz coadjuvante: Mo’Nique (Preciosa)
Ainda não assisti Preciosa e, provavelmente não farei isso tão cedo. Não sou muito adepto desse estilo de filmes de superação, que nos mostram situações tão deploráveis e penosas que você se contorce de pena na poltrona. Sério, eu fico angustiado com essas histórias e Preciosa parece ser a combinação de todas elas. Tipo, a menina é super obesa, apanha da mãe, é estuprada pelo pai, mãe adolescente de 2 filhos. É muito drama pra um filme só! A Mo'Nique interpreta a mãe da protagonista e, pelo que li, apesar de estar ligada mais a vertente cômica, atuou magnificamente nesse drama do qual eu quero certa distância.

A premiação do Oscar apresentou uma série de filmes que entraram na minha lista de Filmes a Assistir. Me interessei bastante por Up in the Air e A Serious Man. E, com um pouco de boa vontade, espero assistir também Crazy Heart, filme que garantiu a Jeff Bridges o Oscar de Melhor Ator.

Poderia citar aqui os vencedores dos Oscars técnicos, mas vou partir logo pro que mais interessa:
Os prêmios mais nobres.

Melhor Direção: Kathryn Bigelow ( Guerra ao Terror)
Foi aqui que eu comecei a surtar. Penúltimo prêmio anunciado, Guerra ao Terror já vinha esbanjando uma série de prêmios como Melhor edição de som e Melhor mixagem de som, Melhor Montagem, Melhor Roteiro Original e vinha super bem na fita, desbancando o favoritismo supremo do filme dos azuis gigantes. Mas é aí que morava o perigo. Eu, assim como uma série de pessoas aleatórias pelo mundo (o que inclui o Zé Wilker) achei que esses outros prêmios poderiam funcionar como uma espécie de "cala boca", suborno, pra a Kate(que por sinal, é uma maravilha!) ficar bem feliz quando Avatar ganhasse os prêmios de Melhor Direção e Melhor Filme.Não que eu ache Guerra ao Terror esse primor todo, mas com certeza é um bom filme e bem melhor que Avatar. Eu torcia por Tarantino e seus Bastardos, mas sabia que isso seria impossível naquele momento em prol da política da Academia. Aí assumi de vez a bandeira da Bigelow e ansiava por uma difícil e improvável surra em Avatar. E veio. A cara do Cameron foi muito boa. Eu quase gritei aqui: Chama bulância, liga pra os bombeiro, chama o guincho! Eu senti o FUUU interior querendo fluir dele. Mas aí viria o último prêmio e tudo levava a crer que, dessa vez, o James levaria AGAIN como Melhor Filme e todo mundo sairia sorrindo e saltitante, de mãos dadas. Quebrou a cara.

Se liga na cara de : PQP, ganhei o Oscar!
Melhor Filme: Guerra ao Terror      #ChupaAvatar
 
Na esquerda a maravilhosa Kate, no centro Cameron e sua cara de nada, na direita a atual esposa do James, Suzy Amis-Cara-de-Múmia.

Tom Hanks entrou no palco meio frenético, talvez sobre o efeito de drogas (haha). Enquanto a Katie saia pelo corredor, pensando em como aquele era o dia mais feliz da vida dela( a mesma falou isso em seu discurso), o Dan Stulbach de Hollywood falou, na lata, sem enrolação, o nome do vencedor da categoria mais aguardada: And the Oscar goes to...The Hurt Locker.
CHAAAAAAAAAAAAAAAAAMA a bulânciaa, chama os bombeiro que o Cameron tá infartando. 
Surpresa total, ninguém parecia acreditar. Nem a diretora, que foi praticamente arrastada de volta ao palco, nem o elenco que pulava agitando tudo, nem o Zé porteiro, que assistia o Oscar na sua guarita enquanto esperava o começo de Memórias de uma Gueixa na Globo , nem o Zé Wilker.Na hora que eu ouvi, até o sono passou.A maior surpresa dos últimos tempos na premiação. Guerra ao Terror - 9 indicações, 6 prêmios, incluindo os mais importantes. Avatar - 9 indicações, 3 prêmios, técnicos, por sinal. E a justiça foi feita em uma noite em que tudo parecia conspirar para a vitória do visual sobre o roteiro, do fantasioso sobre a notícia,prevaleceu aquela verdade incoveniente, mas, ironicamente, não a da questão ecológica, e sim das guerras fúteis e sem lógica.Reafirmo aqui, o prêmio era pra ser de Bastardos Inglórios, pois como disse o Bruno Ondei:
"O fato é que todo mundo que é legal sabe que Bastardos Inglórios era o mais merecedor!!!  "
 
Olha que casal perfeito. Um lobisomem e uma vampira.

Eu sou legal, eu sabia disso. Mas entre as duas escolhas possíveis foi feito o que era certo. Ponto Final.Espero que tenham prestado o suporte básico de vida ao Mr. Cameron, que perdeu os dois Oscars mais gloriosos pra sua ex-esposa.Isso deve ser pior do que ser preso por pensão atrasada.


E é isso, pra lista completa dos vencedores acessem o Judão. Ano que vem tem mais, esse é um ano de ótimas estréias, espero que tenhamos ótimas surpresas como as dessa premiação. See you later space cowboy!


Obs.: Fala sério, colocar uma cena de Crepúsculo no vídeo-homenagem aos filmes de HORROR foi uma BRINCADEIRA! =D Só se for por ele ser horroroso! (haha, não resisti).

3 comentários:

Vanessa Borges disse...

Teve uma hora que eu torci pra que ele ganhasse qualquer coisa, um prêmio de consolação , ou de ''Não fica assim não bixinho'', mas aí ele ganhou um Oscar de alguma besteira lá!
O triste é que eu não consegui ver a ultima parte :/ LOGO A ULTIMA PARTE FFFUUU...
Mas enfim , o legal é que ficou tudo entre família, ou ex-família. Se ele quiser pode até aparecer na comemoração da casa da Kate IJSOIAJSOIA
Vida Longa \\/// , entendeu o desenho? hã?

Dayane Abreu disse...

Pois é, eu também fiquei feliz com o resultado! :D
#avatarfail [2]

Anônimo disse...

Olá, estava visitando seu blog, e gostaria de propor uma parceria, esse é o meu blog:
http://conteudonanet.wordpress.com/

Você pode entrar em contato pela seção "contato" Link:
http://conteudonanet.wordpress.com/contato/
email de (almeida)
ou ainda deixando um comentário em nossos posts.

Estaremos aguardando resposta, até mais.

Postar um comentário