sábado, 17 de abril de 2010

Don Juan DeMarco

A ideia de fazer uma lista com filmes realmente foi muito proveitosa! Baixei adquiri uma série de filmes e já tenho outros a disposição. Hoje estava com Suspeito Zero, A Onda, Substitutos e Don Juan DeMarco. Não sei explicar o porquê, mas eu e meu irmão decidimos optar pelo filme do famoso conquistador. Ótima escolha!
As únicas informações que eu tinha a respeito da trama eram que o Johnny Deep estava no elenco e a outra era que, certamente, eu ouviria  Have You Ever Really Loved a Woman do Bryan Adams. Lembro de ter visto uma cena ou outra há muito tempo, mas não lembrava de detalhes.O filme é de 1995, naquela época o Deep já era conhecido pelas suas atuações no clássico Edward Mãos de Tesoura(1990) e Ed Wood (1994), ambos feitos em parceria com o lunático Tim Burton. Ao procurar ler um pouco sobre o filme vi que ele tinha no elenco outro nome bem conhecido: Marlon Brando. E foi assim, sem muitos detalhes que comecei a ver no que tudo aquilo se transformaria. Resultado: Uma grata surpresa.

 Logo no início temos uma cena bem interessante. O personagem de Deep, trajando uma roupa exótica e uma máscara no rosto, dá uma verdadeira aula de como conquistar uma mulher. Toda a cena tem ainda uma narração que mais parece uma declamação bem arquitetada de um poema.Após isso, o jovem segue em direção ao local onde, segundo ele, se dará a sua morte. O motivo do seu, possível, suicídio? A perda de um amor inigualável. E é aqui que ele faz a afirmação que norteará todo o filme. O jovem se intitula como Don Juan DeMarco, o famoso conquistador de mulheres.Neste momento surge o Dr. Jack Mickler (Marlon Brando), um psiquiatra que o convence a desistir da ideia e inicia com ele um tratamento.Os outros médicos da clínica insistem em um tratamento com prioridade medicamentosa, enquanto Jack acredita que o melhor na situação é investir no diálogo.
- Com uma tutora dessa nem dá pra culpar o cara!
Poderia me aprofundar nesta questão, mas creio não ser tão necessária agora, quem assistir conseguirá melhores conclusões. E é nessa interação entre terapeuta e paciente que somos apresentados a uma série de histórias fantásticas e entusiasmantes. Seria Don Juan DeMarco, realmente, o portador de alguma doença mental ou tudo aquilo que ele diz  é verdadeiro? Ao contrário de um filme semelhante protagonizado por Richard Gere (Mr. Jones-1993) em que vemos a mesma temática, Don Juan DeMarco não nos mostra claramente se a história contada por Deep se trata da presença de um distúrbio ou se realmente é verídica, ao menos não inicialmente. Cabe a cada um absorver cada palavra, cada cena, e julgar como aquilo pode ser verdadeiro ou não.Uma das coisas mais interessantes nesta relação é que o dr. Jack parece ser o maior beneficiado dela. Seu relacionamento conjulgal passa por uma série de mudanças desde que este começa a tratar o referido conquistador.Não preciso me prolongar ao falar das atuações. São simplesmente espetaculares. Johnny Deep mostra o porquê de ser um dos melhores atores de Hollywood, e olhe que ainda estamos em 1995 (não é por acaso que ele tem três filmes nessa minha lista)! Brando também é extremamente convincente e cativante no papel do terapeuta fascinado pelas histórias do paciente.

A trilha é um ponto extremamente forte desta produção, tanto que mereceu a indicação ao Oscar de Melhor Trilha Sonora. Ouvimos a música tema ao longo da trama com os mais variados arranjos. É claro que o filme não termina sem ouvirmos a versão de Bryan Adams pra ela! Em nenhum momento o filme se perde, o que temos é uma história que te prende do começo ao fim. Portanto viaje pelo México, por haréns e ilhas paradisíacas com este que é, sem dúvidas, o maior e melhor conquistador romântico que já existiu: Don Juan!

Pra finalizar, não vou colocar o trailer do filme aqui, e sim o clip da música tema:
O maldito Bryan Adams desativou a incorporação de vídeos no canal dele, então só vendo no Youtube mesmo. Pra ver o vídeo CLIQUEM AQUI.

3 comentários:

Marcio Melo disse...

Olha aê, já começou a dar bons frutos essa lista.

Bons filmes :D

Anônimo disse...

Eu já assisti a esse filme! Lembro-me que foi há um bom tempo atrás (muitos anos atrás mesmo!) quando passou na Globo. Lembro-me também que gostei muito dele! Muito mesmo.
Parabéns pela análise, pois está excelente! =)

sexy shop disse...

Filme muito emocionante, assisti duas vezes e das duas vezes me emocionei muito, é do tipo de filme que só pessoas sensiveis apreciam, me envolve por completo!

Postar um comentário