segunda-feira, 19 de abril de 2010

Corra Lola, Corra

Nunca um título de filme foi tão condizente com sua realidade do que este! Corra Lola, Corra surgiu como uma indicação do brother Márcio Melo para a minha interminável lista de filmes. Se trata de uma produção alemã de 1998 com uma construção muito bem elaborada. Este não é o único filme germânico que eu tenho que assistir. Outros títulos como A Onda(Die Welle) e Das Experiment (esse eu já vi há algum tempo) também figuram nas minhas pretensões. Corra Lola, Corra já começou ganhando pontos comigo desde sua sinopse.O filme aborda possibilidades, uma temática que chama muito minha atenção. Filmes como o nacional Amores Possíveis e o cultuado Efeito Borboleta (não estou comparando, tá!?) também brincam com o mesmo esquema, acho isso fascinante. Porém o filme alemão imprime um ritmo tão frenético que você não consegue desgrudar da tela. Mas vamos do começo e por partes, como dizia o velho britânico Jack.
O filme se inicia com duas citações.Acredite, você não vai compreende-las bem até que o filme termine.Logo depois se ouve uma dissertação acerca do ser humano e suas inquietantes questões.Até aqui tudo soa bem estranho, logo depois somos apresentados aos personagens da trama. A situação central de tudo se concentra em Manni (Moritz Bleibtreu) e Lola (Franka Potente), os dois são namorados. Manni é coletor de dinheiro pra um grupo de bandidos, porém após um atraso de Lola ele perde uma grande quantia de grana se encontrando em um beco sem saída. Sua única chance de sobrevivência é conseguir 100 000 marcos em 20 minutos.Sem muitas alternativas, Lola começa sua jornada de maratonista que nomeia o filme em busca de uma solução pra esse problema com prazo tão complicado.O filme se baseia em uma série de princípios como acaso, probabilidades e tempo.



Genial.O lance de correr é literal, a moça corre feito uma condenada! Essa velocidade da corrida mescla bem com o ritmo do filme.Eu já falei aqui que o filme se trata de probabilidades, né? Então, é isso que vemos. Na verdade o filme aborda três alternativas do que poderia ter acontecido e em cada uma delas vemos um desenvolvimento diferente pra cada personagem. Não digo apenas dos protagonistas, todos os coadjuvantes (com exceção daquela mala da mãe da Lola) tem seus trajetos modificados a cada escolha que fazem.A dinâmica do filme é contínua, não te deixando tempo vago pra o mínimo suspiro sem que se perca algo. A trilha sonora também foi bem escolhida, além do mais contamos com algumas animações que criam um contraste interessante.
Qualquer coisa que eu diga agora seria spoiler, então prefiro deixar que cada um assista e formule suas próprias ideias. O que podemos tirar de mais interessante disso tudo é que nossas escolhas, por mais banais que sejam, afetam fortemente o presente que vivemos e o futuro que teremos. Mas acredite, se você for pensar muito nisso vai ter sua sanidade esvaída.É inevitável você se questionar sobre o que seria sua vida se tal evento não ocorresse, ou se você não comprasse tal objeto, dissesse frases que não teve coragem, mas cabe a cada um de nós arcar com nossas escolhas. Filme altamente recomendado. Depois dele, a expressão "Corra Forest" não terá tanto efeito quanto "Corra Lola, corra!"

1 comentários:

Marcio Melo disse...

Este filme é genial, que bom que curtiu. A parte da animação também é muito legal.

Corra agora pra terminar sua lista! hehehe

Postar um comentário