domingo, 27 de fevereiro de 2011

Madrugada dos Mortos

Gênero: Drama/Suspense/Terror
Direção:Zack Snyder
Ano: 2004


Raros são os textos publicados aqui centrados em filmes de terror. Isso acontece apenas por um simples motivo: a minha simples e pura covardia com as obras do gênero. Não, isso não me afeta negativamente, prefiro assumir o meu medo corroborado pela minha fuga descarada do cinema após 5 minutos de Jogos Mortais 3 do que passar por um grande corajoso contando mentiras.
Entretanto tenho que admitir que gostei de Madrugada dos Mortos, remake de Despertar dos Mortos, famosa obra do mais conceituado nome quando se trata de filmes com zumbis, George Romero, lançada em 1979.
 O que me chamou a atenção pra conferir realmente esta produção foi a direção de Zack Snyder, aliado inegavelmente ao meu ócio nas férias. Aí algum desavisado pode perguntar: Quem é esse tal de Snyder?
Bem, é simplesmente o diretor de um dos meus filmes favoritos, "300". Sempre que vejo passando na tv eu sou obrigado a ver, mesmo que apenas algumas partes, de tal modo que já tenho alguns diálogos decorados na mente.Esqueçamos agora os espartanos, eles não vem ao caso nesse texto.
Em Madrugada dos Mortos somos apresentados a um mundo infestado por zumbis.De onde vieram? Não faço ideia, eles apenas estão lá e invadiram tudo! Observamos um grupo de sobreviventes que se refugiaram em um shopping center, entre eles temos uma enfermeira chamada Ana (Sarah Polley) e Kenneth (Ving Rhames, esse gosta mesmo de filmes de zumbi!), um policial.
 Aí você pensa: Ah, mas morar num shopping deve ser uma maravilha, tem de tudo, esse povo tá reclamando de barriga cheia! Pois bem, acontece que não dá pra passar o resto da vida em um shopping, uma hora é preciso encarar a realidade e esse é apenas um dos vários problemas enfrentados por esse grupo remanescente. Vivenciamos os dilemas humanos presenciados durante um situação catastrófica de tal porte. No meio do caos há espaço para a ordem? Existe um regime de hierarquia? Afinal, quem merece viver?
O clima de tensão é muito bem trabalhado e te deixa na expectativa do que acontecerá em cada minuto.Os problemas vão aparecendo e você pensa em como será possível que aquilo se resolva. Faço um destaque para a comunicação por meio de placas realizada entre dois personagens, a qual não descreverei por motivos óbvios de evitar spoilers. É um filme de terror? Sim, mas eu diria que o foco maior é colocado no suspense, nos dramas pessoais e em boas cenas de ação. Enfim, é um terror moderado, do tipo que eu consigo ver, o que se tornou um ponto positivo, afinal eu também mereço filmes de zumbis!
Pra encerrar o post, nada melhor do que a frase dita por um apresentador de tv durante uma cena:
"Quando o inferno estiver cheio, os mortos andarão sob a terra." Exagerada sim, porém intrigante.

p.s. 1: Talvez não seja necessário dizer, mas é sempre bom reforçar: Vejam as cenas que aparecem durante os créditos, elas são cruciais.
p.s. 2: Em março teremos a estréia de Sucker Punch, um filme altamente surreal que conta com Snyder na direção e no roteiro. Fico no aguardo pra conferir.
p.s. 3: Zumbis estão em evidência com a conclusão da primeira temporada de The Walking Dead, a qual muitas pessoas aclamaram e gritam aos quatro cantos da Terra que é incrível e bla-bla-bla. Sinceramente, achei extremamente chata e lenta. Passo longe.

1 comentários:

Marcio Melo disse...

Um dos melhores filmes de Zumbi de todos os tempos. Vi no cinema e vi o povo indo embora e ficou apenas eu, meu amigo e mais uns 2 ou 3 vendo o verdadeiro final do final nas cenas dos créditos.

Sensacional demais.

Postar um comentário