quarta-feira, 2 de março de 2011

A Origem

Gênero: Ficção Científica/Ação/Suspense
Direção: Christopher Nolan
Ano: 2010


 Christopher Nolan não tem mais nada para provar ao mundo. Ele é um gênio, ponto final. O seu Amnésia é altamente intrigante, com O Grande Truque meus olhos não desgrudaram da tela, isso sem falar que o cara tirou a franquia Batman do limbo e nos deu de presente um início digno ao personagem em Begins, além de um dos maiores vilões da história do cinema em The Dark Knight. Não é por acaso, sempre que o termo "Nolan" surge em um projeto de produção os comentaristas gritam em uníssono:
In Nolan WE TRUST!
Já comentei em um texto antigo que na semana que iria conferir A Origem nas telonas o cinema daqui fechou. Com certeza seria uma experiência muito mais incrível, porém assistir em casa não tirou o brilho deste que é  um dos filmes mais inteligentes que já tive o prazer de assistir. Acostumem-se, serão apenas elogios daqui pra frente!


Uma última ressalva antes de entrar no filme em questão:
O título original da produção é The Inception e quem assistir verá que é muito mais coerente com a trama do que A Origem. Não é a primeira vez que um filme do Nolan sofre com adaptações no nome, Memento se tornou Amnésia, um termo totalmente equivocado para o que vemos na tela.

Imaginem um mundo em que a mente humana se tornou um território vulnerável ao ataque de ladrões. O que eles roubam? Segredos comerciais, industriais, o que for preciso. Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um desses sujeitos.Porém um novo e inusitado trabalho lhe é proposto: E se ao invés de extrair uma informação ele fosse capaz de inserir(daí o termo The Inception) uma ideia na mente de uma determinada pessoa? Em nenhum momento essa situação se mostra como algo simples, entretanto uma série de fatores faz com que este trabalho seja especialmente complexo para todos que estão nele envolvidos.
Iniciando pelo elenco tenho que ressaltar que a atuação do DiCaprio é sensacional. Eu já havia consolidado a imagem dele como um ator diferenciado após conferir Ilha do Medo, mas nunca imaginei que o "Jack de Titanic" conseguiria alcançar um patamar de qualidade tão elevado. Ellen Page também está ótima no papel da jovem arquiteta de sonhos. Ken Watanabe, Tom Hardy, todos mostraram uma química perfeita e a atuação do Joseph Gordon-Levitt me deixou super curioso e com uma grande expectativa para o papel que ele irá desempenhar em The Dark Knight Rises, a última parte da nova trilogia do Batman. 

 Falar da extrema qualidade no departamento técnico de um filme dessa magnitude é chover no molhado. Não é por acaso que arrebatou os prêmios de Melhor Fotografia, Edição de Som, Mixagem de Som e, obviamente, Melhores Efeitos Visuais no OSCAR®, as cenas são tão surreais e lindas que eu sinto meu coração pesar por não ter visto tudo isso no cinema.

Um sonho dentro de um sonho...dentro de um sonho! 
- Como esse cara é um gênio! - Eu repetia algumas vezes enquanto via como os planos do filme se organizavam em camadas perfeitamente encaixadas e ricas de detalhes.O modo como tudo se mescla e as pequenas nuances se entrelaçam é disposto de um jeito sincronicamente orquestrado. Há muito tempo não assistia algo tão empolgante e já havia me esquecido como essa sensação é boa.
A Origem merecia mais do que o reconhecimento apenas em prêmios técnicos. O fato do Christopher Nolan não ser nem indicado no Oscar para Melhor Diretor e do Leonardo não entrar na categoria Melhor Ator são vergonhosos, não é por acaso que assisti cerca de metade da premiação e fui dormir (ano passado, mesmo precisando acordar cedo, conferi a premiação completa, já que tinha um maior interesse nos indicados).
Melhor Filme pra O Discurso do Rei? Por favor, esse não conseguiu nem despertar meu interesse de conferir.
A Origem é mais do que indicado para os apreciadores de filmes excepcionais. Acredite, embora muitos morram por aí exaltando a complexidade do enredo não é difícil entender o que se passa na história, ao contrário, é até bem explicativa. Em um filme com tantas frases boas, ao menos uma eu devo ressaltar:
Os sonhos parecem reais enquanto estamos neles. É somente quando nós acordamos que percebemos que algo estava realmente estranho.

Bons sonhos para todos ;)

Ahhhh, e eu quero um peão desse!


3 comentários:

Anônimo disse...

Um filme incrível! Uma história extremamente inteligente! Pena que não ganhou o oscar de melhor roteiro, filme e direção...
Mas fazer o quê! Eu não dou mais tanto crédito assim para essas premiações.
Eu só lamento o fato de que não se dê tanto valor a uma idéia tão boa como a que foi proposta no filme. O cinema que tem a perder com isso...

Rogério Gomes disse...

Assisti ele sábado, nota 10!

Anônimo disse...

CARA MUITO BOM FILME, ELE PARECE SER UMA AMERICANIZAÇÃO DO FILME ANIMADO JAPONÊS PAPRIKA OUTRA OBRA-PRIMA JAPONESA.

Postar um comentário