segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

12 Homens e Uma Sentença

Gênero: Drama/Policial
Direção: William Friedkin
Ano: 1997

Na última semana entrei em uma onda eufórica com o lançamento na internet dos trailers de filmes com potencial épico e que serão lançados em 2012. Temos desde o encerramento da trilogia do Morcegão comandada pelo Chris Nolan (The Dark Knight Rises) até a primeira parte da adaptação de mais uma das excelentes obras de Tolkien (O Hobbit). Particularmente o ano que está próximo do fim não me empolgou muito com relação ao mundo cinematográfico, de modo que minha única esperança foi depositar minhas fichas no que o próximo ano tem para oferecer. Entretanto, de modo despretensioso, zapeando pelos canais, encontrei no Telecine Cult o que posso considerar, sem medo de falso testemunho, como o melhor filme sobre um julgamento que já tive o prazer de assistir, figurando fácil na lista de favoritos de todas as épocas! É um lançamento de 2011? De modo algum, mas fez o enorme favor de encerrar o ano com uma obra de tamanha magnitude, que me fez renovar a crença no poder que o cinema tem de transmitir uma mensagem através de um modo tão claro e intenso.

Doze homens são convocados para compor um juri e são confinados em uma sala para chegarem a um veredito, que deve ser unânime,sobre o julgamento de um rapaz acusado de assassinar seu próprio pai . Onze estão convictos de que o jovem é indubitavelmente culpado, porém um deles sucita no grupo a necessidade de um olhar mais apurado da situação devido à importância do ato, desencadeando uma verdadeira cascata de reações, das mais comuns até as realmente inesperadas.
Assim começa o filme, que se vale basicamente de um cenário pra nos mostrar como o ser humano se comporta diante da responsabilidade de ter uma vida nas próprias mãos. Enquanto alguns reagem com descaso, existem também aqueles que enxergam tudo sob uma perspectiva mais ampla, fazendo com que onze contra um não seja uma situação tão desfavorável quanto aparenta.
Doze personagens nos dão a possibilidade de analisar os mais diversos perfis de pessoas, seja o trabalhador comum norte-americano, o publicitário volúvel ou o cara que só quer mesmo sair dali pra assistir um jogo de beisebol.
 O homem que inicia o debate, interpretado brilhantemente pelo ator Jack Lemmon, apenas iniciou o processo de reflexão levando em conta a ideia básica de que ninguém é culpado, até que se prove o contrário, não o inverso disso. Cada personagem carrega consigo uma bagagem emocional, fruto do ambiente em que foi criado, de crises familiares ou ideologias políticas, que refletem incidentalmente sobre suas opiniões expressadas na mesa de reunião.
A síntese do filme é voltada pra importância de desenvolver o pensamento crítico diante de todos os fatos que nos rodeiam. Me permito aqui parafrasear um personagem de A Origem (2010), quando este diz que "uma ideia é como um vírus. Resistente e altamente contagioso. A menor semente de uma ideia pode crescer para definir ou destruir você". Uma coisa interessante dos filmes é que alguns, embora aparentemente bem distintos, possuem ideias complementares, por isso amo o cinema. É exatamente isso, uma ideia, devaneio, delírio, por mais breve que seja, pode acabar em resultados significativos.
Não tenho medo de errar aqui, 12 Homens e Uma Sentença é um filme obrigatório pra todas as mentes que prezam pela importância da análise e do desenvolvimento do pensamento crítico e racional. Sem mais, meretíssimo.

P.S.: Aos que se interessarem, como foi o meu caso, a produção é um remake de uma obra de mesmo nome lançada em 1957. Pretendo conferir esta logo.
P.S.2: Ganhei um, mas no dia seguinte ele  "misteriosamente" ficou sem funcionar. O que vem fácil vai fácil.
P.S.3: Um próspero ano novo para todos os leitores do Reviews do Rafa. Esses são os sinceros votos do dono dessa bagunça que eu chamo de blog.

4 comentários:

Marcio Melo disse...

Este é um cráaaaassico.

Rafa Cruz disse...

Cara, acho que eu era um dos únicos humanos que ainda não tinham assistido essa maravilha!

sprei murah disse...

gan thank you good info and helpful blog, greetings and salutations successful bloggers from the blog
sprei

Anônimo disse...

Nossa! Parece ser maravilhoso e acho que o Rafa ali em cima não está só porque eu também ainda não assisti! Hahaha...
=1

Postar um comentário