quarta-feira, 25 de julho de 2012

Moulin Rouge! - Amor em Vermelho

Gênero: Musical/Romance/Drama
Direção: Baz Luhrmann
Ano: 2001

 Ah, os musicais! Sempre achei estranha a ideia de que qualquer ação, por mais banal que seja, possa se transformar em uma canção quando se trata desse gênero cinematográfico tão peculiar. Sério! Tipo, o personagem decide passear no parque e, em poucos segundos, já se vê rodeado por trezentas pessoas cantando e dançando feito loucas desvairadas.

Minha experiência com essas produções são bem escassas, porém diversificadas. já assisti Sweeney Todd, um musical de Tim Burton! Enfim, depois de procrastinar por um bom tempo, resolvi que esse era o momento adequado de encarar Moulin Rouge! (2001) e foi uma decisão extremamente acertada.  Ao término do filme só o que você consegue fazer é cantarolar as músicas, adquirir a OST¹ e colocar no repeat sem medo de ser feliz.
A história se passa em Paris...ah, Paris! Todo aquele clima boêmio paira no ar, os músicos, poetas, dançarinas, toda aquela aura mítica que só a capital francesa consegue criar no imaginário popular. Cristian (Ewan McGregor) é um escritor recém-chegado à cidade, cheio de sonhos e planos. Lá ele encontra uma trupe de artistas que apresentam um mundo totalmente novo para o rapaz. Porém sua vida muda mesmo quando o destino o coloca em contato com Satine (Nicole Kidman), a maior estrela e mais bela cortesã do cabaré Moulin Rouge, um estabelecimento parisiense famoso por suas belas mulheres, músicas e o clima francês de liberdade que esse povo sabe bem retratar.
 Eu poderia falar minuciosamente de cada aspecto presente no filme. Desde a bela fotografia, seu magnífico uso das cores, o figurino e a direção de arte (esses dois últimos renderam os prêmios Oscar), os cenários, a montagem das cenas. Tudo em Moulin Rouge é audaciosamente lindo e delicioso de se ver! Nicole Kidman está deslumbrante em um dos papéis mais marcantes de sua brilhante carreira. Ela canta, dança, atua e emociona, Satine certamente me acompanhará como um das grandes protagonistas do cinema. Ewan McGregor também não decepciona, gosto dos trabalhos dele. A química do casal é muito boa e a intricada história de amor e drama envolve o espectador de um modo profundo (tem cenas em que você não consegue falar nada, só fixa os olhos na tela e espera pra ver no que vai dar).
Moulin Rouge! diverte, toca fundo nas suas emoções, surpreende em uma verdadeira miscelânia de sentidos. Definitivamente um filme que eu deveria ter assistido nos cinemas...embora em 2001 não tenho tanta certeza se entenderia o sentido de toda a coisa (risos).
Caramba, é um musical e eu ainda não falei direito das MÚSICAS! São magníficas referências à cultura pop e rock, com citações que vão de Nirvana (com uma das poucas músicas que conheço deles, Smell Like Teen Spirit) à Madonna (com uma roupagem totalmente inusitada, fui surpreendido com Like a Virgin). Toda a trilha sonora é excelente e eu não me incomodei em nada quando uma cena pedia uma canção. "Your Song", "Nature Boy" e "Elephant Love Medley" são meus destaques pessoais.
De modo definitivo, Moulin Rouge! é um filme indispensável em qualquer lista de melhores produções já feitas. Demorei muito pra conferir, mas agora não deixo de indicar pra qualquer um que me peça uma boa opção de entretenimento em uma trama que te prende, encanta e apaixona de um modo único.

¹OST: Original Soundtrack

0 comentários:

Postar um comentário