quarta-feira, 12 de junho de 2013

Arrow - 1ª temporada

Deshi deshi basara basara!
Deshi deshi basara basara!
Deshi deshi basara basara!

Sim, caros leitores remanescentes! Ressurgimos, como sugere o cântico de incentivo citado no início do texto, extraído de uma emblemática cena de The Dark Knight Rises. "Deshi basara", pois esse blog já teve tantos renascimentos que eu, particularmente, desisti de contar.
E como começamos com uma citação de um dos personagens mais intrigantes da DC, por que não continuar falando de uma das mais novas empreitadas baseada em um personagem dessa empresa?
Estou falando de Arrow,  a série que se propõe a narrar a origem e a saga de Oliver Queen, o Arqueiro Verde. Tenho alguns problemas quando se trata de escrever sobre séries: em primeiro lugar, reconheço o empenho de quem decide comentar episódio por episódio, aprecio ler esse tipo de análise, mas não tenho tempo, nem empolgação pra realizar tal façanha; em segundo, se com filmes que duram aproximadamente três horas é difícil sintetizar toda a informação em um texto, o que dirá de uma série cuja primeira temporada fecha em algo próximo de quinze horas. Mas vamos lá, "deshi basara"!
 Arrow narra a história do jovem Oliver Queen, um playboy milionário que após passar por um naufrágio, chega a uma ilha misteriosa repleta de desafios (calma, não é Lost), na qual passa cinco anos antes que seja resgatado e volte para a civilização. Com novas habilidades e uma lista em mãos, ele decide assumir uma identidade secreta com a qual passa a caçar as pessoas poderosas que fazem da sua cidade, Starling, um local de decadência humana.
No primeiro momento você pode cair no mesmo erro que eu e pensar que Arrow segue a fórmula da falecida Smallville, porém esse pensamento é logo desfeito ao se ver que Queen não é Kent. Seus métodos, sua motivação e seus problemas são totalmente diferentes e os roteiristas da série fizeram um ótimo trabalho ao mesclar o suspense introduzido com os flashbacks que nos explicam vagarosamente o que aconteceu ao longo dos cinco anos na ilha, com cenas de ação extremamente bem coreografadas e eletrizantes durante as incursões de Oliver na sua vida paralela. Durante os episódios seguimos em boa parte a fórmula que mescla a linha central da história durante toda a temporada, com a caçada do Arqueiro a um nome de sua lista, além dos flashs do passado. Gosto dos três momentos e não creio que a série caiu na rotina do "vilão do dia" como alguns afirmaram, ao menos não de um modo negativo. Sim, temos alguns episódios mais fracos (principalmente os que contam com a participação de uma determinada personagem que apenas desperdiça tempo em cena), mas no geral o nível é muito bom e conseguimos chegar aos episódios finais com a adrenalina em valores alarmantes!!
Seria muito injusto dizer que a série é só sobre Oliver. Temos ótimos personagens que vão se desenvolvendo ao longo da história, como o núcleo da família Queen (Thea, Moira e Walter), o segurança Dig, a desajeitada Felicity, a idealista Laurel e sua relação complicada com Tommen, são todos muito bons e suas atuações me convenceram.
Em suma, gostei muito de Arrow e recomendo pra quem gosta de uma boa dose de suspense e muita ação de qualidade. A série se juntou a Community e Game of Thrones formando o trio de séries das quais eu ainda espero alguma coisa.
E você, gostou de Arrow, achou chato ou, como o Entendedor Anônimo, pensa que "nada a ver isso aê"?

0 comentários:

Postar um comentário