segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Obrigado por fumar

Saber argumentar em situações adversas te torna um cara ultra fod*. Acredito que essa frase resume bem uma das idéias principais deste filme que me foi uma grata surpresa. O horário de verão no sudeste permite a nós, do nordeste, assistir a programação da madruga sem tanto sono. E foi em um domingo qualquer, após um filmezinho tosco depois de NORMA (igualmente tosco) que me deparo com esse filme, do qual já tinha ouvido falar vagamente. O filme é protagonizado por Aaron Eckhart, o cara que interpretou promotor Harvey Dent no famosão Batman - The Dark Knight. O Aaron é um ator com um poder de persuasão fantástico. No filme, o protagonista é o lobista (descobri que o termo designa um cara que é pago por uma empresa pra influenciar determinados grupos) Nick Naylor ( Aaron). E qual é a simples missão dele? Convencer a população a fumar cigarros.


Aí você pode pensar: e que diabos de argumentos um cara desse pode ter e como ele pode influenciar grandemente os possíveis futuros consumidores de algo que é tão combatido? Acredite, o cara sabe argumentar! Os bastidores das grandes corporações, a imprensa, os filmes hollywoodianos. Tudo é retratado de um modo leve e ao mesmo tempo intenso, recheado de sarcasmo ( amo muito tudo isso! \o/) e conflitos ideológicos. O filme se desenrola de um modo tão simples que acaba quando você menos percebe ( ou então a Globo retalhou ele e tirou muitos minutos! nunca descarto essa hipótese...haha). O filme conta com nomes conhecidos, como William H. Macy no papel do senador que trava uma luta pra inserir imagens de caveiras nos maços de cigarro (indicando um veneno mesmo!). É claro que o senador não é apenas um bom homem, sempre há interesses políticos oportunistas. Temos também a repórter bonitinha e safadinha interpretada por Katie Holmes, que usa de todos seus artifícios (todos mesmo \o/) para conseguir sua reportagem sobre esse conflito entre as indústrias de tabaco, o governo e a população. Também somos apresentados ao núcleo do "Mercenários da Morte", que inclui o Nick e mais dois representantes de indústrias de armas de fogo e bebidas alcoólicas, daqui tiramos ótimos diálogos. Aaron é um maldito canalha, mas em certos momentos você torce pelo personagem dele! A premissa de que "cada um decide como viver" e a bendita liberdade são os melhores argumentos que um cara como esse pode querer. Isso fica bem claro em um diálogo dele com seu filho:
Suponhamos que você defenda o sorvete de chocolate; eu, o de baunilha. Você dirá que o seu é a melhor coisa do mundo. Eu direi que a melhor coisa do mundo é poder escolher entre chocolate e baunilha. Mas com isso você não me convenceu de que baunilha é melhor, reclama Joey. Mas eu não quero te convencer, quero só provar que estou certo e você errado, retruca o pai.

  Tenho que assistir novamente, perdi algumas cenas.Enfim, assistam! Sério, assistam mesmo, filmes assim são difíceis de serem encontrados em dias como os de hoje, onde reinam as adaptações dos super-heróis dos quadrinhos para as telonas. Santa falta de criatividade!

0 comentários:

Postar um comentário