sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Oldboy

Olá habitantes do planeta Terra, volto depois de uma longa viagem por territórios distantes, conhecidos coletivamente como Fim de Semestre. E já vou voltar de sola falando de Oldboy, que vai servir como uma condição sine qua non ( gostei deste termo) para o meu próximo post, que falará de Bastardos Inglórios. Você se pergunta:
-Que diabos é isso de Oldboy?
E eu te respondo:
-Um filme tão sinistro que nem sei se vale a pena recomendar, mas com certeza merece esse post.
Oldboy é um filme coreano de 2003 adaptado de um mangá homônimo dirigido pela versão de Tarantino com olhos puxados: Chan-wook Park.

Sinistro, bizarro, incomum. É isso tudo, nenhuma palavra mais bonitinha do que essas descrevem o que se vê em Oldboy. O filme estourou após ser vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes e se tornou um ícone cult.Um dos jurados neste ano era, ninguém menos, que PsicoTarantino. Sabe aquele filme que todo cara, dito como culto, diz que ama e compreendeu completamente? É bem por aí. E quando um desses caras te encontra fala algo do tipo:
- Não acredito que você não compreendeu a filosofia de Oldboy, unf!É algo sublime, que transcende a mente humana. Morra mero mortal!
Se eu tivesse a oportunidade de falar com uma dessas pessoas eu diria:
- Compreender é até fácil, mas dizer que é bom já é outra coisa. E morra você, maledito!
Me empolguei e esqueci de uma sinopse. O filme começa com uma premissa muito interessante. MUITO MESMO, por isso o assisti. O protagonista, Oh Dae-su, é um cara comum coreano. Só um bastardo coreano. Enfim, certa noite ele cai na cachaça e é preso, depois é liberado, mas após isso é que a coisa começa a chamar atenção. Dae-su, após ser liberado, é misteriosamente sequestrado, sem nenhum motivo aparente, e permanece preso, sozinho, em um quarto com poucos elementos e uma televisão, por malditos 15 anos. Isso me chocou pacas! 15 ANOS preso sem saber o porquê e sem o contato com outras pessoas, só uma televisão. Depois desses 15 anos ele é misteriosamente (essa palavra é bem utilizada nessa análise) solto e parte em busca de explicações e, principalmente, VINGANÇA!
Ah, a vingança, o tema central desse filme. A censura +18 do filme faz jus . Temos diálogos complexos, mas também simples, algo meio tarantinesco, ou coisa do tipo. Temos a violência explícita, representada pela clássica cena da machadinha do capeta!  Temos uma cena envolvendo um polvo que ficará na sua mente por, pelo menos, alguns dias. O filme é complexo, mas de fácil compreensão no final, que por sinal, é ultra extraordinariamente surpreendente. A trama começa intrigante, se desenvolve sinistramente e culmina num dos finais mais insanos já feito. A questão aqui é: O que esse filme acrescentou pra mim? Realmente? O que temos aqui é uma "moral da história" bem impactante, mas nada que eu já não tenha visto no genial e, também "cult", Donnie Darko, o qual posteriomente escreverei sobre (Thaís, foi o melhor filme que você poderia me indicar). No fim das contas a questão é: Coisas, pequenas ou grandes, por mais ínfimas que sejam podem interferir de um modo drástico no decorrer da sua vida. E o que prende realmente em Oldboy é a curiosidade pelo motivo que levou um cara misteriosamente (AGAIN) a ficar preso por 15 anos e depois ser solto. Violência explícita, sexo, e tudo que um filme desse nipe necessita. Recomendo? Se você tiver sua saúde mental plenamente preservada e não possuir qualquer resquício de pensamento doentio não assista. Se você tem a mente corrompida pela insanidade e curiosidade, ainda assim, não sei se recomendo. Só se você tiver MUITO, mas MUITO tempo livre mesmo #fikdica

7 comentários:

Wadson Dias disse...

Gostei da análise, já ouvi falar do filme, mas nunca me interessei em assisti-lo =/
Mas depois do que li, mal posso esperar o/

Dayane Abreu disse...

Algum imbecil me falou que eu não gostaria desse filme porque não é do meu estilo. "Estilo"...como se eu tivesse algum, humpf.
u.u

Mas depois do que li, mal posso esperar o/ [2]

Dayane Abreu disse...

Dos livros favoritos no seu perfil, só não li "As mentiras que os homens contam" e "O Homem que Calculava".
Já comecei a ler "Quincas Borba" uma vez, mas digamos que não tive tempo de conclui-lo. Tenho aqui, tratarei de terminar.

Rafa Cruz disse...

Você, simplesmente, não leu a melhor parte da coisa. As mentiras que os homens contam" é ótimo, já li, tipo, umas cinco vezes, sei lá, e tenho algumas histórias na mente, mas é incansável. "O Homem que Calculava" é igualmente incrível, a narrativa é bem agradável, recomendo os dois. Já Quincas Borbas foi um maldito livro ( no bom sentido) que prendeu minha atenção e me fez devora-lo rapidamente, mas o final me deixou deprimido por uns 5 minutos, depois lembrei que tudo aquilo era um livro mesmo e voltei ao normal =D

Unknown disse...

Análise, no mínimo, medíocre. Quer um conselho? Estude cinema.

Rafa Cruz disse...

@Paula
Enfim, valeu pela dica, mas a questão aqui é que não sou cineasta e muito menos tenho pretensão pra obter tamanho conhecimento. Sou apenas um estudante de fisioterapia que curte filmes, só isso mesmo.O que vem aqui é minha opinião, apenas digo se gostei ou não e explano meus motivos.Tento colocar as coisas de uma maneira bem humorada e que não torne a leitura tão cansativa. É um direito seu não gostar, apenas deixo aqui minha explicação.

Rafa Cruz disse...

@Paula
Mas sinceramente, devo concordar com você em algum aspecto. Basta parar pra analisar um pouco os comentários pra ver que, apesar de eu falar relativamente mal do filme as pessoas aparentam interesse nele. Deu uma reversal russa! haha
Talvez não esteja tão bem construído, enfim, agora já foi. Continuo achando esse um filme super estranho e muito aquém do que badalam.

Postar um comentário