segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Avatar


Avatar, Avatar, Avatar. Só se falou deste bendito filme no fim de 2009. Há algumas semanas fui ao cinema conferir se ele realmente era tão bom quanto dizem, me deparei com a sessão lotada. Voltei pra casa de mãos vazias. Uma semana depois consegui comprar o bendito ingresso e fui com Dan e Phanie ver do que se trata esse tal "marco no cinema". Pra falar a verdade a gente mais falou besteira do que assistiu. Tá, tá, assistimos também, afinal, as besteiras eram quase sempre pérolas relacionadas à algumas cenas do filme. Não tinha muita expectativa sobre Avatar. O que já tinha visto nos vídeos me pareceu muito clichê. Pra falar a verdade tinha uma esperança no fundo da alma (que poético) de que o filme me fizesse calar a boca e reconsiderar.Não fez, é clichê bagarai. Isso é ruim? Não, não, o filme é bom e tals, mas ano passado assisti coisas beeeem melhores *milhares de fãs incontroláveis provavelmente jogariam pedras em mim ao ler isso*


-Pausa pra sinopse retirada de um site qualquer só pra situar o leitor alienígena na trama -

Adentramos o mundo alienígena através dos olhos de Jake Sully (Sam Worthington), um ex-fuzileiro naval confinado a uma cadeira de rodas. Apesar do que aconteceu ao seu corpo, Jake continua se sentindo um guerreiro e viaja anos-luz à estação que os humanos instalaram em Pandora, onde a humanidade quer explorar o minério raro unobtanium, que pode ser a chave para solucionar a crise energética da Terra. Como a atmosfera de Pandora é tóxica, foi criado o Programa Avatar, em que “condutores” humanos têm sua consciência ligada a um avatar, um corpo biológico controlado à distância capaz de sobreviver nesse ar letal. Os avatares são híbridos geneticamente produzidos de DNA humano e DNA dos nativos de Pandora, os Na’vi.

Renascido em sua forma avatar, Jake consegue voltar a andar. Ele recebe a missão de se infiltrar entre os Na’vi, que se tornaram um obstáculo à extração do precioso minério. Ocorre que uma bela Na’vi, Neytiri ( Zoe Saldana), salva a vida de Jake, o que muda tudo. Jake é acolhido pelo clã de Neytiri, e aprende a ser um deles depois de passar por vários testes e aventuras. O relacionamento de Jake com sua hesitante instrutora Neytiri se aprofunda, e ele passa a respeitar o jeito de viver dos Na’vi, e por fim passa a ocupar seu lugar no meio deles.Logo ele enfrentará a maior de suas provações, ao comandar um conflito épico que decidirá nada menos que o destino de um mundo inteiro.




Não sou muito de nadar contra a corrente por nada. Tá todo mundo dizendo que o filme é perfeito, é isso, é aquilo. O Borbs, dono do site Judão, falou em seu vídeoreview sobre Avatar a frase " foda pra caralho!" umas quinhentas vezes. Talvez entenda ele. O miserável assistiu tudo em um cinema IMAX 3D (não sei ao certo o que isso significa visto que minha única experiência 3D se resume a um fatídico óculos já citado em um post anterior, semelhante ao do protagonista do lendáaaaario jogo de Super Nintendo, "Zombies At My Neighboard". Sei que IMAX 3D é uma coisa " foda pra caralho!", como diria o Borbs). A revolução que Avatar apresenta é sim, gráfica. Os fãs podem me jogam milhões de argumentos, dizer que a Zoe atuou impecavelmente, que o carinha lá convenceu como paraplégico, que a filosofia ecológica é muito mais profunda e coisa do tipo. Heal the world, salve o planeta e blablabla ( concordo com o Carioca quando ele disse que é um roteiro meio Green Peace) . Dane-se, tô pouco ligando pra tudo isso. Sinceramente? "Oficial de um exército passa a conviver na comunidade dos inimigos, vê que eles não são os malvados da história. O cara se apaixona por uma nativa e no fim luta contra sua própria pátria." Me desculpem a comparação infâme, mas isso não é nada que eu já não tenha visto em "O último samurai", com o Tom Cruise.

Tá, tá, parem de me xingar ( eu sei que muitos fariam isso após a afirmação anterior). Temos o militar já citado, a nativa que encanta o cara, a cientista que ama a natureza, o empresário ganacioso e o militar que quer explodir tudo. Todos os elementos clássicos. Eu entendo que o James Cameron não quis revolucionar com roteiro, mas que fizesse algo um pouco mais...não sei, diferente, talvez. Não vou falar da parte gráfica, todo mundo já sabe que NISSO, NISSO SIM, Avatar dá um banho de beleza nas texturas, nas cores, luzes, tudo.A tecnologia utilizada na construção dos personagens Na'Vi também é pra lá de interessante. É isso. Um bom filme, diverte, cumpre seu papel. Com certeza assistir no DVD de casa não vai causar 1/3 do impacto que causou no cinema.E foi num cinema convencional, imagine nesses cinemas motherfuckers overpowers! Se ainda estiver em cartaz, assista. Não baixe, no computador o filme deve perder pelo menos 80% da qualidade que ele realmente apresenta de nos impressionar. Vale a diversão, vale a pipoca, vale seus amigos comentando sobre Na'Vis dançando arrocha e conexões USBs bem suspeitas ( quem ler, entenda).


Não consegui incorporar o trailer ao texto, então fiquem só com o link mesmo. Cliquem AQUI!

1 comentários:

Anônimo disse...

Assisti em casa, num dvd. e é bom, mas quem disser que é mais que isso só porque viu em Imax 3d kkkk

Postar um comentário