segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Grande Truque


O Grande Truque foi um filme que assisti com um grupo de amigos há uns 2, 3 anos, não lembro ao certo. Foi indicação do professor de física.A idéia era analisar os fundamentos da matéria apresentados ao longo da história, tais como a eletricidade. A questão é que o filme é tão intrigante, que ao final ninguém se lembrava do bendito relatório e o que povoava nossas mentes era uma enxurrada de informações e uma trama complexa que se desenrola e se constrói como um quebra-cabeças gigante, cuja última peça foi magistralmente colocada em seu devido lugar. O filme é ótimo, ponto. Por ser indicação de um professor pra um tarefa escolar, logo de início ele foi desprezado ( como normalmente acontece =] ), mas bastam poucas cenas iniciais pra que a história mostre o seu valor e faça valer as 2 horas de duração. Escrevo aqui pois hoje reassisti o filme junto com meu irmão e isso reacendeu minha vontade de falar sobre ele aqui no blog. O filme, não meu irmão. Frases com duplo sentido ainda vão me matar.



The Prestige, como é chamado em inglês, tem direção do badalado diretor Christopher Nolan. Se você for só um pouco ligado a nomes no mundo do cinema vai se lembrar que esse é o mesmo cara que dirigiu a aclamada nova versão do Batman, tanto em Begins quanto em Dark Knight. O Grande Truque foi lançado em 2006, um ano após o lançamento do BB e dois anos antes do BDK. Imagino a pressão que o filme sofreu após o enorme sucesso do Batman, mas acredito que ele consegue manter uma qualidade acima da média. Uma coisa que me chamou a atenção é que dois atores que participaram da franquia do Morcegão figuram entre os personagens de The Prestige: Cristian Bale ( O bátima) e Michael Caine ( Alfred, o caquético fiel mordomo). Ah, o elenco ainda conta com Hugh "Wolverine" Jackson e ... SCARLETT JOHANSON =D. Elenco de estrelas. A trama gira em torno da rivalidade entre dois mágicos que antes trabalhavam juntos, mas após uma tragédia seguiram rumos distintos. Não diria que eles eram amigos, estavam mais pra "conhecidos". Os anos vão passando e entre tantas trapaças e sabotagens, Alfred Borden (Christian Bale) alcança o que podemos chamar de o "grande truque", deixando Robert Angier (Hugh Jackman)  obcecado por descobrir o segredo de Borden e superar o seu rival. Na história temos o Michael Caine como um engenheiro de máquinas utilizadas em shows de mágica e a bela Scarlett "todo-elogio-é-pouco" Johanson como assistente de Angier, mas que posteriormente terá um determinado envolvimento com Borden. Algumas informações e cenas iniciais podem se mostrar confusas, mas tenha certeza que até o fim do filme tudo será explicado. Foi bem interessante a experiência de reassisti-lo. Quando já se sabe a resolução de tudo os pequenos detalhes que antes passavam desapercebidos agora se acendem quando você os vê. Temos ótimas atuações e uma trama, a qual eu achei de uma inteligência muito bem aplicada, que mesmo fugindo do "real" em alguns momentos consegue ser aceitável.

Até onde uma pessoa é capaz de sujar as mãos em busca de vingança e poder? Pode-se analisar uma gama dos mais intensos sentimentos humanos ao ver quão obcecado o personagem de Jackman se torna em busca do seu objetivo e como a ganância (não de dinheiro, que fique claro) consome uma mente pertubada. Que fique claro também é que não temos a definição de mocinhos e vilões, se eu tivesse que classificar desse modo diria que é mais uma briga entre seres com a mais nítida natureza humana, dotada de todos os sentimentos, que vão do amor ao ódio. Gostei mesmo, é um filme que faz meu estilo. O filme faz menção a nomes famosos no mundo da física, como Nikola Tesla e Thomas Edison Nem lembro de como eu e meus colegas nos saímos no relatório, mas isso agora é irrelevante. Tem lá suas falhas, mas é realmente digno de apreciação. O filme, não o relatório.


Obs.: Uma série de blogueiros de sites relacionados a filmes dizem que a melhor obra do Nolan foi um filme chamado Amnésia, lançado em 2000. Vou assisti-lo o mais breve possível e acredito que seja dele a próxima análise.

1 comentários:

Le Enemy disse...

AMO esse filme *---*
E seu post ficou ótimo ;]

Postar um comentário