segunda-feira, 22 de março de 2010

O Inferno de Dante [Animação]

    Pra começo de história, esse texto não tem nenhuma relação com aquele clássico homônimo das tardes da GLOBO, que trata de um lance com vulcões, tem o Pierce Brosnan e cujo título traduzido é, por sinal, muito sem noção, já que o original é Dante's Peak, o que equivale a Pico de Dante, o que fica longe de ser um inferno, apesar do fogaréu louco que rola no filme.E nem me atrevo a falar de vulcões, já que nunca fui o maior fã das aulas de geografia!Pra variar, mais uma introdução louca em um texto meu, já virou padrão.
    Tá cada vez mais difícil postar uma review aqui.As avaliações na faculdade começaram e o tempo se torna cada vez mais um artigo de luxo. Além do mais, devo reconhecer que tenho gastado meu tempo livre quase que integralmente jogando Final Fantasy 6, um RPG sensacional!Mas qual a relação entre vulcões, Dante, faculdade e Final Fantasy? Nenhuma!
    Mas vamos ao que interessa. O Inferno de Dante - Uma Animação Épica é uma animação longa-metragem produzido pela EA com parceria da Film Roman com o intuito de divulgar o novo jogo da EA,Dante's Hell,  que tinha a pretensão (e pelas críticas não conseguiu) de substituir uma das franquias de maior sucesso da atualidade: God of War.
    Tanto o jogo, quanto o filme, são baseados em uma das produções literárias mais conhecidas da era medieval: A Divina Comédia. A produção, que consiste em um poema dividido em três partes (Inferno - Purgatório - Céu) foi escrita por Dante Alighieri (1265-1321) e demorou mais de 10 anos pra ser completa (eita homem paciente!). Não sei bem o quão fiel o filme e o jogo se manteram ao original, mas vou me prender no que foi mostrado na animação. Na trama conhecemos Dante, um cavaleiro cruzado que retorna pra sua casa após 3 anos em missão. Ao voltar ele encontra sua amada Breatice e a família dela massacradas. No último suspiro ele ainda consegue dialogar com sua amada, mas enquanto esta subia ao céu, o Diabo (em pessoa..ou melhor, em sombra) aparece e cobra a alma da jovem como preço por uma promessa feita por ela. Que promessa? Bem, durante o filme você vai entender melhor.Após o rapto, Dante só tem um objetivo em sua mente: cruzar os nove círculos do inferno e resgatar a alma de sua esposa.O inferno apresentado na obra revela uma visão medieval bem aterradora. Ele é dividido em círculos e em cada um destes se encontram pessoas que cometeram determinado pecado, como a gula ou a luxúria por exemplo.É bem sinistro!A ambientação criada pelos estúdios envolvidos conseguiu transparecer todo o ar macabro e aquela atmosfera pesada.
-Peraê, você falou os estúdios? - Você pode pensar.
- Sim, OS estúdios. A Film Roman entrou em contato com uma série de estúdios famosos, como a Manglobe (eu sabia que conhecia aquele traço!Ergo Proxy!) e cada um deles foi responsável por desenhar e animar um determinado trecho do filme. Isso é totalmente interessante, mas ao mesmo tempo um ponto dissonante.O Dante, assim como os outros personagens, apresentam diversas aparências ao longo do filme, o que confunde o telespectador em determinados momentos. Apesar da sua armadura e a cruz tatuada em seu corpo manterem-se quase sempre inalteráveis, o protagonista por outro lado, muda sua fisionomia com diferenças acentuadas. Em determinado momento temos um Dante com seus longos cabelos (foi o visual que mais gostei), porém em outros seu cabelo está curto e seu porte físico é bem maior.
    Durante sua jornada pelo Hades, nosso herói, ou anti-herói, dependendo do ponto de vista, é guiado pelo famoso poeta Virgílio, o mesmo que escreveu a Eneida (uma ótima obra). Durante cada círculo somos apresentados a criaturas asquerosas nos piores aspectos possíveis. Desde o limbo, com seus bebês de foices no lugar das mãos |tenso| até a gula, onde as almas são abocanhadas ferozmente pelo guardião Cérberus. Nem preciso dizer que não é uma animação pra crianças, né? Durante sua viagem, Dante encontra algumas figuras conhecidas no seu passado, como o seu próprio pai!
    É bem interessante perceber que, como ressalta Virgílio, a jornada não tem como intuito apenas o resgate de uma alma pura, mas de certo modo ela também purifica a alma do nosso protagonista, visto que a cada cenário encontrado ele se depara com algo presente na sua vida.Uma verdadeira jornada de purificação, digna de Hércules e seus doze trabalhos.Os vários flashbacks que aparecem são de importância vital para a boa compreensão de tudo.
    As cenas de ação são muito bem feitas, porém um grande defeito consiste na duração. O filme tem apenas 1:30h , o que é muito pouco pra um cara que cruza todo o inferno querendo matar o capeta, sendo que cada etapa dessa viagem consiste em um ambiente totalmente original e bem trabalhado. Acho que mais 30 minutos seriam bem úteis e não tornariam potenciais vilões em lutas de 2 minutos(não que eu queira algo do estilo Dragon Ball, mas um pouco mais de diálogo e pancadaria seria legal).
    No mais, não vejo mais considerações a se fazer.O Inferno de Dante - Uma Animação Épica é REALMENTE uma animação épica! A história se desenrola de modo rápido e contínuo, a ambientação é muito boa e a qualidade de animação e algo incrível. Um ótimo entretenimento pra se assistir com as luzes apagadas e um copo de Coca.

Se liga no vídeo =D




Acho que ando meio enferrujado em elaboração de textos.Falta de prática é um problema sério!

6 comentários:

Thiago Nardi disse...

Olá, sou o thiago do Estante Imaginária. Atualizei o meu layout e estou com um banner novo, dá uma passada lá e pega o código do novo banner se possível. Obrigado!

Badas Valentin Fassoni disse...

Tenho esse filme em um hd externo aqui, mas ainda não vi, o post me incentivou a querer conferir, muito bom.

Felipe disse...

Vi o filme e achei muito legal, mas o final me deixou em duvida, como sabemos A Divina Comédia é dividida em 3 atos, o filme acaba com Dante indo para o purgatório...teria continuação?

Rafa Cruz disse...

@Felipe
Cara, por se tratar de uma animação realizada com o intuito de divulgação para o jogo de PS3, não acredito em uma continuação.

Unknown disse...

Acabei de ver a animação e so estou aqui para entender a mudança na aparência dos personagens por sinal o unico defeito foi esse

Unknown disse...

Eu não achei a mudança da aparencia dos personagens um defeito, achei original. O filme é incrível e com gosto de quero mais. Ficou muito bem feito se tratando ser uma divulgação.

Postar um comentário