sexta-feira, 18 de junho de 2010

Fúria de Titãs

20 dias sem um post novo, acho que bati meu recorde.Fim de semestre é sempre um período muito complicado. Conseguir tempo entre uma prova e outra se torna um trabalho muito difícil. Agora restam apenas duas provas e o caminho para a tranquilidade se mostra cada vez mais real.A realidade também é que não tenho visto nada muito digno de comentar ou indicar.Algumas produções até renderiam alguns poucos parágrafos por mostrarem algo de interessante, como Operação Valquíria, mas não andava muito empolgado.Teve o Robin Hood que assisti no cinema, mas sinceramente, apesar de o considerar um filme até legal, não mostra muito de Robin Hood (acho que merecia outro título, isso sim).Há o Taxi Driver, mas esse merece um comentário mais prolongado, farei em outra ocasião. E então chego em um filme que, desde o primeiro vídeo, me deixou super empolgado: Fúria de Titãs.
Refilmagem do clássico oitentista, a produção aparentava ter tudo que um filme do gênero precisa. Batalhas incríveis, efeitos bem legais e uma trama baseada em mitologia, um assunto que muito me interessa. Mas aí surgiram as críticas, que apontaram pra um grande fracasso. Falha na conversão 3D, personagens sem carisma, trama fraca. Todo tipo de argumento era usado pra detonar esse remake. Mas dane-se, eu precisava assistir, mesmo que com a empolgação próxima do zero. E sabe de uma? Achei ESPETACULAR, muy bueno! Abaixo tento explicar melhor os motivos para essa opinião tão controversa.

Deixa que eu te salvo =D

Eu não assisti ao filme original, não tive o interesse suficiente, por isso não posso comentar sobre possíveis alterações no roteiro. A questão aqui é, pra o que o filme havia se proposto, cumpriu com méritos. Na trama acompanhamos Perseu (Sam Worthington), um jovem pescador que descobre ser filho de Zeus ( Liam Neeson) e parte em um jornada heróica para se vingar de Hades (Ralp Fiennes), responsável pela morte da família que o criou.É claro que essa é só uma perspectiva da história, outros autores poderiam colocar que a trama se centra no duelo entre humanos e deuses, já que os primeiros não mais creditavam tanta fé nas divindades, o que ocasionou um grande entrave entre as duas partes. Acontece que eu enxerguei o filme observando as motivações do protagonista, e por elas o que vemos é o desejo de vingança. Em outro plano temos a cidade de Argos, cujo rei desafia a autoridade dos deuses, sendo castigado a sacrificar sua filha Andrômeda (a bela Alexa Davalos) se este quer que sua cidade não seja destruída pelo monstro Kraken. Cabe a Perseu descobrir um modo de evitar tamanha tragédia e conseguir seu cobiçado objetivo. Na sua jornada o herói conta com a ajuda de alguns soldados além da, eternamente jovem, Io (a mais bela AINDA Gemma Arterton).
Não vou entrar no mérito da conversão 3D, já que não tenho oportunidade de assistir o filme neste formato, mas vamos as principais críticas feitas por vários sites. Tenho que concordar que o Sam não é lá o cara mais carismático do mundo e que a sua versão do Perseu não cativa tanto, mas sinceramente não vejo do que reclamar tanto na trama.É um filme pipoca, um dos bons por sinal, temos tudo de que se precisa pra criar um ambiente empolgante. Batalhas com criaturas fantásticas como escorpiões gigantes e a própria medusa, um ritmo que flui legal e tudo muito bem resolvido em cena. Não sei se pelo fato de entrar naquela sessão com empolgação zero, mas Fúria de Titãs conseguiu me divertir muito durante sua duração.Não esperava um filme com lições de moral, uma complexa rede de conspiração ou coisa do gênero, eu queria era ação e aventura, e isso o filme consegue propiciar facilmente. 
Eu, que já falei anteriormente me interessar pela mitologia tanto greco-romana quanto nórdica é que deveria ficar chateado talvez, pelo fato de modificarem muitos fatores da história original (ao menos a parte que conheço) como até o "casal principal" da trama ou a introdução do Kraken na história, um ser claramente pertencente aos mitos escandinavos. Mas não, achei que todas as modificações foram essenciais pra tornar o filme o que ele foi e ainda conheci novas versões para algumas histórias que havia lido, como a da origem da medusa. Falem o que quiser, o filme cumpriu com suas expectativas e valeu a entrada no cinema. Recomendar? Bem, pelos motivos explicados talvez seja complicado fazer isso, mas se seu gosto for ao menos um pouco parecido com o meu, assista e se empolgue com essa grande história do meu herói favorito da mitologia grega que dá uma surra em qualquer Percy Jackson que aparece por aí.

Acabo de ver que a programação do cinema mudou hoje, saíram os filmes que estavam e entraram Prince of Persia (legendado,ainda bem!) e Toy Story 3. Assistir o filme no último dia dele em cartaz me garante um FUCK YEA!

8 comentários:

Marcio Melo disse...

Minha situação já é a contrária, eu vi o 'clássico' Fúria de Titãs e não fui conferir o novo.

Fiquei sem vontade de ir ao cinema para assistir este novo trabalho, mesmo parecendo ser interessante no quesito visual

Unknown disse...

Fui ver em 3D, infelizmente, essa porcaria de filme. Tudo acontece em uma velocidade impressionantemente rápida, sem graça mesmo.

Não gastem dinheiro com ele.

Rafa Cruz disse...

Não faço ideia de como ficou a conversão 3D, mas é isso aí, nadei contra a maré nas opiniões como disse anteriormente,rsrs.
E tudo depende do preço da entrada do cinema na sua cidade, aqui é bem acessível ;)

Unknown disse...

Esse filme ficou uma bosta. Personagens rasos, roteiro fraco e até as coreografias de batalhas são fracas.

Rafa Cruz disse...

Sabia que elogiar esse filme me traria alguumas opiniões contrárias, mas não imaginei que fosse mais problemático do quê não curtir a vibe Avatar ou elogiar Trovão Tropical! haha

Unknown disse...

Realmente o filme é ruim. só não saí da sala pq não tinha nada pra fazer e queria assistir tuo pra ter certeza de que era ruim hahaha

Pedro Rodrigues disse...

só não é pior que percy jackson, tive vontade de sair da sala, ou dormir...mas o barulho do filme nao deixava.Esse perseu não me convençeu...o cara perde a família,não derrama uma lágrima, diz que é filho de pescador e que nao sabe manejar arma,e de uma hora pra outra tá chamando o povo de covarde por não seguir ele numa missão suícida.AH e ainda vence o carinha lá que eh mestre na luta com espada. ¬¬

Pedro Rodrigues disse...

ah... e esqueci de dizer, em suas horas vagas ele pratíca ginástica olímpica O.O
vou começar a acompanhar seu blog Rafa, gostei muito do seu review de Ergo Proxy, procurei assim que terminei de ver o ultimo ep. e se review de Cowboy bebop me motivou a assistir. to baixando o primeiro ep agora ^^

Postar um comentário