sexta-feira, 28 de maio de 2010

Rascunhos [4]

Não vou me prolongar muito, se liga aí na lista de filmes citados neste post. Tem uma porrada de produções:
  1. Snatch - Porcos e Diamantes (2000)
  2. O Colecionador de Ossos (1999)
  3. A Máquina do Tempo (2002)
  4. Reine Sobre Mim (2007)
  5. Homem de Ferro 2 (2010)
  6. Na natureza Selvagem (2007)
  7. A Outra (2008)
  8. Perfume - A história de um assassino (2006) 
   
Snatch - Porcos e Diamantes (2000)
Crime/Thriller

Sensacional. O diretor Guy Ritchie nos presenteia com o que tem de melhor em termo de diálogos e personagens. Seria difícil comentar a trama pelo fato do excesso de personalidades incríveis e importantes, cada qual com sua história. A questão é  que nos deparamos com um trabalho muito semelhante ao que se vê nas obras de Tarantino, em que diversas histórias se encontram em determinado momento.No elenco temos nomes de peso como Jason Statham interpretando um promotor de lutas, Benício Del Toro como um criminoso encarregado de intermediar a venda de um diamante roubado, Brad Pitt incrível no papel de Mickey, um lutador cigano com um idioma bem próprio entre outros grandes nomes. Na boa, uma ótima diversão construída de um modo bastante frenético, inteligente e com uma dinâmica impecável.Ah, os porcos do título são literais na história e desempenham uma função, no mínimo, sinistra. Recomendo!

O Colecionador de Ossos (1999)
Suspense

 Típico suspense de serial killer, com o diferencial de contar com Denzel Washington e a bela Angelina Jolie no elenco. E por falar na Jolie, é interessante assistir a uma atuação antiga dela, gostei (tá com uma voz de menininha! haha).Lincoln Rhyme( Denzel) é um policial super conceituado, autor de uma série de livros sobre investigação forense, que após um acidente se vê preso a uma cama e incapacitando de fazer o seu trabalho. Jolie é Amelia, uma jovem policial com um passado conturbado, que acaba encontrando um corpo após uma denúncia e, por apresentar uma astúcia admirável, é incorporada na investigação e passa a ter Rhyme como mentor.Filme interessante, intrigante, realmente desempenha bem sua função de tensão.Ótimo suspense.

A Máquina do Tempo (2002)
Ficção Científica


Começou promissor, porém se perde magistralmente em sua segunda metade. Assisti esse filme em busca de inspiração na minha pesquisa acerca do subgênero de ficção científica steampunk, que aborda um passado alternativo em que as tecnologias evoluíram mais cedo devido, principalemente, à utilização da tecnologia à vapor. Vale a pena ler mais sobre steampunk, é realmente bem interessante! Voltando ao filme, o protagonista vivido por Guy Pearce ( que atuou muito bem em Amnésia) é Alexander Hartlegen, um físico cientista que após perder tragicamente sua mulher se dedica a pesquisa envolvendo viagens no tempo buscando um meio de consertar sua vida.Após uma série de incidentes ele acaba em um futuro totalmente devastado no qual a raça humana é constantemente ameaçada por outro grupo de seres, os morlock. E é nesse futuro que o filme se perde feio e tudo de belo esteticamente que se mostrou no começo perde seu valor, culminando em um final decepcionante. Vale como objeto de pesquisa steampunk, mas é só.



Reine Sobre Mim (2007)
Drama


É o Adam Sandler se arriscando em mais um drama. E não é que deu certo? Acredito que não devem existir estereótipos quanto a um ator. Digo, só pelo fato de sua fama se dever a comédias não significa que ele não possa se aventurar em outros gêneros. Vejam o caso do Jim Carrey, cujo filme que eu considero mais incrível é Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças e o próprio Sandler, com o seu ótimo Click. A história agora aborda uma vertente pouco explorada diante da temática terrorismo/11 de setembro. Sandler é um homem que perdeu sua família neste fatídico ataque e após isso foi acometido por um distúrbio pós-traumático. Don Cheadle (o Máquina de Combate no Homem de Ferro 2) é um dentista que já foi colega de Sandler na faculdade e o reencontra após muitos anos. A amizade dos dois cresce ao longo da história de uma forma bastante interessante. Realmente um novo olhar sobre uma situação tão abordada, gostei.


Homem de Ferro 2 (2010)

Não vou comentar muito, basta dizer que é GENIALMENTE melhor que o primeiro.Sério, gostei muito mais da continuação do que o original, apesar do primeiro ser épico. Temos um Tony Stark muito mais arrogante e hilário, um vilão muito mais motherfucker e a Scarllet Johanson embalada em roupa de couro.MONUMENTAL. Atuações ótimas de Mickey Rourke, Robert D. Jr., belas cenas de ação com pitadas de comédia. O blockbuster do ano.

Na natureza Selvagem (2007)
Drama/Aventura


Ótima surpresa. A história real de Chris McCandless, um cara que simplesmente resolveu tocar o "f#da-se" pra sociedade e saiu viajando pelo país com o mínimo de recursos possíveis em busca de um ideal de liberdade.Aí você pensa que talvez o cara seja simplesmente um mendingo, coisa do tipo. Acontece que o rapaz acabou de se formar, raspou a poupança e doou pra instiuições de caridade e, inspirado pelos ideais de grandes personalidades como Rousseau, decidiu usurfruir da liberdade que a natureza nos oferece.E sim, ele tem família com direito a pai, mãe e irmã, mas com os problemas que toda família enfrenta. Com ótimas citações, frases marcantes e um protagonista (Emile Hirsch) altamente inpirado e que se entregou de corpo e alma ao papel, vemos a viagem de Chris e todas as pessoas marcantes que ele conheceu ao longo do seu trajeto. É o estilo de filme road movie montado de um modo bem interessante.Louco ou idealista? Tire suas conclusões. Com uma ótima trilha sonora esta é com certeza uma produção tocante. Ah, tem a Kristen Stewart e ela é até legalzinha quando não faz filmes de vampiro.Recomendo.

A Outra (2008)
Drama


Natalie Portman e Scarlett Johanson no elenco. Sem mais comentários, meretíssimo.Mas só pra não deixar tudo no vácuo, digo que, além dessas duas beldades, tem um bom roteiro. Intrigas, armações e tudo que se tem direito quando um filme pretende retratar o interior de um governo. Ainda mais quando se trata de uma monarquia inglesa!

Perfume - A história de um assassino (2006)
Suspense


Esse aqui, ESSE bendito filme, é um clássico do gênero "ame ou odeie". Sério, não existe meio termo. Eu odiei. É tipo indescritível o quanto esse filme exala uma estranheza desnconfortável. Enfim, a produção conta a história de Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw) e se passa no século XVIII. O que o jovem Jean tem de tão incomum? Digamos que ele possui um talento bem especial voltando pra o sentido do olfato. O cara é tipo um super nariz ambulante! A questão é que o jovem ficou obcecado por aprender a capturar e manter uma fragância. Isso não seria problema se o bendito não ficasse obcecado pela essência de mulheres e não precisasse utilizar de métodos pouco ortodoxos para manter essa fragância. Na moral, é super estranho. Mas é todo ruim? Não, tem coisas legais sim. Tipo, o modo como eles representam os odores no filme através de imagens e idealizações é muito legal mesmo. Tem todo um ar filosófico , mas não me agradou. E o final? Nossa mano, que final de drogado foi aquele! Algo meio Dionísio da mitologia grega, não dá pra explicar bem.

 E é isso, foi o texto com o maior número de filmes que já fiz! Espero que retirem algo de bom entre algum destes. Os próximos filmes na minha lista são Operação Valquíria, Apocalypse Now, Solomon Kane e Outlander. Aguardem notícias!

1 comentários:

Dayane Abreu disse...

Eu gosto de filmes estranhos. Pff.

Postar um comentário