domingo, 29 de agosto de 2010

Centurion


Gênero: Ação/Guerra/Aventura/Drama
Direção: Neil Marshall
Ano: 2010
Corre manolo!!
 Pernas, braços, cabeças. Tudo nesse filme voa depois de receber uma bela espadada/machadada! Mas vamos por partes (sem trocadilho, sério!). Vou tentar dar o mínimo de spoiler possível nessa descrição, visto que as surpresas ao longo da história é que tornam tudo mais atrativo. O cenário aqui é o semelhante ao do Rei Arthur. O poder romano sobre a Bretanha está cada vez mais reduzido, os ataques bárbaros são cada vez mais constantes e recuar as tropas é apenas uma questão de tempo.Em meio a este caos conhecemos Quintos Dias (Michael Fassbender), um soldado romano que conseguiu escapar da captura dos Pictos, uma tribo local. Quintus pensa que seus problemas acabaram (Tabajara?) ao encontrar após sua fuga a 9ª Legião Romana que recebeu ordens de colocar um fim no confronto com os bárbaros. Acontece que os Pictos são mais perigosos do que se imagina e logo um grupo de soldados liderado por Quintus irá se envolver em uma verdadeira caçada onde eles são as presas.
Olga Kurylenko *___*
Um dos maiores problemas do filme eu já citei logo no início deste post, são as cenas de mutilação.Enquanto assistia eu pensava que era um exagero tremendo a quantidade de membros voando, mas depois de um tempo percebi que se tratava de uma guerra e, ainda mais, uma guerra envolvendo Pictos (sério, ser prisioneiro daqueles caras era pior do que morrer em campo de batalha!) e vi que o filme mostrou um lado da guerra renegado em alguns filmes "bonitinhos" com baixa censura: A carnificina na sua forma mais plena. E esse não é o ponto ruim! A questão é que algumas cenas parecem precárias, exageradas e os jatos de sangue voando fazem parecer que o diretor é Tarantino e não o Neil Marshall (se bem que o pouco que vi de Cães de Caça segue um esquema parecido, enfim, continuemos!) Por falar no diretor, enquanto assistia Centurion, pela intensa perseguição e adrenalina de determinadas cenas, me lembrei de um filme que vi há muito tempo chamado Cães de Caça (um filme cult envolvendo lobisomens e o exército, algo bem estranho, mas com um resultado interessante). Aí fui dar uma olhada na filmografia do diretor e quem encontrei? Cães de Caça! Caramba, isso é que é imprimir sua assinatura em um filme.
Mas peraê Rafael! Você dá nota 4 de 5 pra um filme e fica falando de defeitos? É que deixei a parte boa pro final! haha. Gostei do filme. A trama é envolvente, os personagens são bons e as cenas de batalha são bem trabalhadas ( o ataque à Nona Legião é de prender o fôlego!). A ambientação é incrível, as paisagens naturais são lindas e a trilha sonora casa perfeitamente com tudo o que nos é apresentado. E ainda tem a Olga Kurylenko com sangue no olho e matando mais do que a Igreja durante a Inquisição. Pois bem, entre braços e espadadas, gostei do que vi. É um filme de ação, aventura, mas tem espaço pra uma narrativa do protagonista envolvendo pensamentos reflexivos e o drama de uma guerra. Realmente pensei em 3,5 por causa dos defeitos aqui já apontados, mas acabei concordando que 4 não seria uma nota injusta, a produção conseguiu me deixar concentrado, sempre querendo saber o próximo passo da trama. Vá sem muitas expectativas que, provavelmente, se divertirá.



0 comentários:

Postar um comentário