sábado, 16 de outubro de 2010

Rascunhos[6]

Já estava desanimado pensando que A Origem não ia entrar em cartaz no cinema. Eis que então, depois de um bom tempo, quando as esperanças haviam acabado, a produção aparece por aqui! Só que como de praxe, mais uma vez fiz jus à minha fama de não conferir grandes obras no cinema, pois tinha planos pra conferir na semana que vem, mas o cinema foi fechado temporariamente! Sim, é difícil assistir filmes em Itabuna. Como se isso não fosse o suficiente, a tragédia acontece justamente na semana da estréia nacional de Tropa de Elite 2, elogiado por 100 a cada 100 pessoas que já conferiram. Sim, não ter conferido A Origem foi minha culpa, mas quanto a Tropa 2 eu não poderia imaginar. E o pior de tudo é a incerteza. O shopping passa por uma ampliação de lojas, então não se sabe ao certo o que ocorrerá com o cinema. Se forem levados em conta os boatos que surgiram desde o começo do ano, a chance daquela joça fechar é grande. Vamos ver no que dá, só me resta esperar.

Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos (2010)
Drama


Falam muito do Caio Blat no cenário do cinema nacional atual. Claro que não tanto quanto Selton Melo ou Wagner Moura/Lázaro Ramos, mas o Caio também é bem cotado. Só lembrava de ter assistido um único filme com ele, Carandiru, então resolvi dar uma chance a esta produção de título peculiar e que vinha arrecadando boas opiniões. A história se concentra em Zeca (Blat), um cara de 30 anos, escritor de um livro que nunca termina. Ele se encontra em uma crise no relacionamento com sua esposa, Júlia (Maria Ribeiro, também conhecida como mulher do Capitão Nascimento, haha), pois enquanto ela se mostra uma pessoa estruturada e decidida, Zeca parece que esqueceu de amadurecer. Pra dar o toque de sacanagem de filme brasileiro temos uma argentina (?), a Carol (Luz Cipriota) que é a terceira peça de um triângulo amoroso super exótico. E é isso, muita sacanagem, desconfiança e, em alguns momentos, uma lentidão exagerada.Não é dos piores, mas o que mais me chamou atenção no filme foi a música tema com um estilo noir bastante característico, por aí você já tira o meu grau de interesse na obra.O sotaque da argentina é chato pra caramba, mas aperta a tecla MUTE que talvez as coisas se resolvam um pouco. É por produções como essa que nossos filmes ficam estereotipados como produções pornográficas. Ponto Negativo. Sei que muitos não vão concordar comigo aqui, mas é isso, foi a impressão que tive.
PS: Ah, se por acaso alguém já leu os textos do blog Espalitando Dente, do baiano Bono, vai achar que o protagonista do filme foi inspirado totalmente nele, hehe.

Meu Malvado Favorito (2010)
Animação


Sou um fã imutável das animações da Pixar, tanto que considero Wall-E uma das coisas mais incríveis produzidas pelo ser humano, ao lado da invenção da roda e da descoberta da penicilina, embora ainda ache a história do robozinho mais importante que essas duas! (tá, não chega a tanto...mas para perto =D). Talvez por isso eu tenha um pé atrás com qualquer outra animação que não seja desse estúdio mágico, com exceção dos filmes da Ghibli, que estão em um patamar de qualidade altíssimo e da trilogia Era do Gelo (devem existir outros, mas agora não tô com paciência pra listar todas, só não vou citar a Dreamworks, fato!).Enfim, fui conferir Meu Malvado Favorito com esse pensamento...e ri absurdamente! Cara, achei bastaaante engraçado, ri grande parte do filme. A história segue aquele esquete básico, de um vilão que adota três garotinhas pra colocar em prática um de seus planos e acaba se apegando a elas, mas isso não tira o brilho da produção, que se mostra extremamente competente. Fortemente recomendado para adultos e crianças.

Os 12 Macacos (1995)
Ficcção Científica/Drama



Viajar no tempo, um elemento relativamente utilizado com uma boa frequência nos filmes e até em séries, como Heroes. Após duas produções atuais, vou falar de uma com cerca de 15 anos, mas com uma qualidade espetacular. Em Os 12 Macacos somos apresentados a James Cole (Bruce Willis), um sobrevivente em um mundo pós-apocalíptico que é enviado ao passado para descobrir mais detalhes acerca de um vírus mortal que praticamente extinguiu a humanidade. Ao chegar lá, é considerado louco e internado em uma clínica, onde conhece os outros dois personagens que irão mudar pra sempre a sua vida: a psiquiatra Kathryn Railly (Madeleine Stowe) e Jeffrey Goines (Brad Pitt, altamente insano), um paciente internado no mesmo local. Com uma trama atrativa e intrigante, 12 Macacos se mostra, ainda hoje, como uma ótima opção de diversão que te deixará sem saber o que de fato é real e até que ponto uma pessoa é capaz de mudar o destino.

1 comentários:

Dayane Abreu disse...

Lógico que agora eu quero ver Meu Malvado Favorito antes de qualquer outro, mesmo ele sendo "ótimo" e 12 Macacos, "show de bola". Sempre fico com as animações, é que o meu lado infantil é mais inquieto.
:)

Postar um comentário