segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Sr. Ninguém

Gênero: Ficção Científica/Fantasia/Drama
Direção: Jaco van Dormael
Ano: 2010


Eu já disse em vários textos aqui que sou um grande fã de filmes que envolvam várias possibilidades para uma mesma situação.Dito isto, digo que minha expectativa para conferir Mr. Nobody (ou Sr. Ninguém, como queira)  era grande, mesmo sem imaginar que a questão temporal múltipla iria ser tão forte. Acompanhar as histórias de Nemo Nobody (vivido por Jared Leto, e por sinal foi conferindo sua filmografia que cheguei a esta produção!), um homem de 120 anos que é o único mortal do planeta e está próximo ao fim de sua vida revivendo uma enxurrada de memórias deveria ser algo bem empolgante.Casamentos, filhos, tragédias, temos de tudo. E pelos comentários e a ótima nota no Filmow eu sei que a aceitação do público foi altíssima transformando Mr. Nobody em uma espécie de novo Donnie Darko dessa geração, mas não entrarei no mérito da explicação aqui. Visualmente o filme é impecável, a fotografia é excelente e as músicas tocadas são de altíssimo nível, algumas são emocionantes mesmo.Entretanto, que me perdoem os fãs, a produção ficou distante do que eu imaginava. Esse é aquele filme que todo pseudo-intelectual (e eu não digo aqui que apenas eles gostaram, longe disso!) dirá que é perfeito, mas eu, particularmente, listo algumas coisas que não me soaram tão agradáveis assim.


Em primeiro lugar cito a duração: as quase duas horas em determinados momentos parecem demorar mais do que o necessário. Em segundo preciso ressaltar o excesso de histórias paralelas que exigem do telespectador a ausência do mínimo piscar de olhos. Não é brincadeira quando eu digo que uma cena de 5 segundos que se perde te deixa fora de sintonia com todo o contexto apresentado. E, com certeza, lendo isso terão aqueles que dirão que penso tudo isso pois não entendi o real sentido do filme e sou um tapado ( o que se aplica tambem quando eu comentei sobre Oldboy e teve gente querendo me matar, haha). Sim, eu entendi (ou acho que entendi) e neste aspecto o filme é bem didático fazendo questão de explicar detalhadamente e de uma forma interessante as várias teorias da física em que a trama se embasa.Aí terão aqueles que irão me amarrar em um tronco e atear fogo por eu dizer que entendi e ainda assim não achar essa perfeição toda!Okay, o filme é cheio de qualidades e me fez, sinceramente, sentir uma amarga tristeza quando uma gota de chuva surge pra estragar tudo em uma determinada cena, a qual não direi, pois abomino spoilers .
 Sim, o elenco está ótimo, o Jared e a Diane Kruger são sensacionais e eu ainda coloco um destaque pra atuação da Sarah Polley. Em relação aos diálogos, ficou marcada a citação acerca da jogada de xadrez.
Mas não, ele NÃO é essa perfeição e, por favor, coloquem de volta essas pedras no chão e não as atirem em mim. Grato pela compreensão. Ah, me recuso a dar uma nota pra esse filme, esta é uma daquelas produções bem subjetivas e que não cabe a mim quantificar sua qualidade com notas.Well, confiram e tirem suas próprias conclusões, todas as opiniões são bem vindas.



1 comentários:

Marcio Melo disse...

Lhe convidei prum desafio: http://marciomelo.posterous.com/9-coisas-sobre-mim

Postar um comentário