quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Rascunhos[7]

Gangues de Nova York (2002)
Drama/Ação


O cenário da trama é a Nova York de 1840, uma cidade partilhada por inúmeras gangues e dividida por ideais religiosos e nacionalistas. Muitos anos após a terrível morte de seu pai, o jovem Amsterdam (Leonardo DiCaprio) é liberado de um reformatório, volta para a sua antiga moradia e busca colocar em prática um plano de vingança contra William Cutting (Daniel Day-Lewis), mais conhecido como O Açougueiro, o assassino de seu pai. Pra compor a trama romântica temos Jenny (Cameron Diaz), uma bela jovem pela qual Amsterdam se apaixona.
Sinceramente,esperava mais ação, a cena inicial prometia um filme muito mais dinâmico, diria até sanguinário. A falta de movimento associado a uma longa duração não me fez apreciar Gangues de Nova York como uma obra-prima do diretor Martin Scorsese (Ilha do Medo foi bem superior, ao meu ver). Longe de ser um filme ruim, Gangues conta com uma atuação espetacular e altamente convincente do Daniel Day Lewis, que se mostrou perfeito para o papel. A Cameron Diaz também fez o serviço direitinho, contrariando a grande maioria das pessoas que a considera uma atriz de razoável pra ruim.
Em suma, boa produção, mas nada espetacular.
Se fosse Gangues de Itabuna eu juro que me empolgava mais! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fonte da Vida (2006)
Drama


Decidi conferir esse filme por ser do mesmo diretor de Réquiem para um Sonho (Darren Aronofsky), o qual realmente me chocou. Fonte da Vida, ao menos pra mim, é um filme totalmente esquecível. Uma mistura de três histórias diferentes com os mesmo atores, que em algum momento tem sua ligação explicada. Um desbravador a serviço da Rainha da Espanha no século XVI, um médico em busca da cura para a doença de sua mulher e um astronauta (ao menos assim descrevem as sinopses existentes) no século XXVI a procura de respostas para sua existência.O casal protagonista, vividos por Hugh Jackman e Rachel Weisz demonstra uma boa química, mas o desfecho da história não foi atrativo para mim. A verdade é que, ao menos na minha opinião, o tal astronauta seria altamente dispensável, embora os apreciadores do filme me matem ao ler isso, por ser justamente o elo da história que explica muito da filosofia apresentada (mais um filme pra os pseudo-intelectuais dizerem que eu não entendi e que sou um pobre ignorante, haha). Pelo que li posteriormente, a história é fortemente influenciada pela doutrina budista, o que não me despertou o mínimo interesse. É o famoso "ou me ama, ou me odeia!".

Desventuras em Série (2004)
Fantasia/Aventura


Eu faço ressalvas em um Martin Scorsese, rejeito um Darren Aronofsky e vou falar bem de Desventuras em Série! Okay, sei que tem gente que quer me matar ou nunca mais vai ler nada aqui, mas esperem que daqui a pouco eu falo de Casablanca e vai todo mundo me amar!

Em primeiro lugar, eu sou um fã do gênero da Fantasia. A história dos orfãos Baudelaire e os seus infortúnios enquanto buscam escapar do Conde Olaf (Jim Carrey) é bem divertida, me dando uma enorme vontade de conferir os livros do qual a obra foi adaptada (a vontade passou ao saber que são 13 livros e ver o preço da coleção no Submarino). Com uma fotografia de encher os olhos, um elenco estrelado e competente, além de um bom desenvolvimento, Desventuras em Série é uma ótima opção de entretenimento. Assisti a versão dublada, coisa que não costumo fazer, mas fui presenteado com a maravilhosa dublagem do Conde Olaf realizada pelo Guilherme Briggs ( o dublador de Buzz Lightyear, Babão do Eu Sou O Máximo, Dagget dos Castores Pirados e uma série de personagens divertidos).
Espero que um dia eu me anime (e consigo grana) pra acompanhar a série nos livros.

Casablanca (1942)
Romance/Drama


Considerado por muitos críticos como a melhor produção norte-americana, recebemos de presente aqui em casa do brother Bruno Leite (um dos colaboradores do Olhar Leigo), uma edição desse clássico. Descobri que Casablanca é uma cidade no Marrocos, rota obrigatória para todos que desejavam partir da Europa em direção à América fugindo dos terrores da Segunda Guerra Mundial. E é lá que ocorre o reencontro de Rick (Humphrey Bogart) com Ilsa (Ingrid Bergman) anos após a despedida deles em Paris. Agora as circunstâncias são outras e Rick se vê dividido entre ajudar Ilsa e seu marido, ou  manter a sua imparcialidade diante do momento histórico que o mundo assolado pela guerra enfrenta. Com personagens memoráveis como o Capitão Renault e o pobre pianista Sam, obrigado a carregar o piano de lá pra cá, além de tocar As Time Goes By mesmo sem a mínima vontade (haha), Casablanca realmente é uma ótima produção, imprimindo uma importância no cenário mundial principalmente pelo momento em que o filme foi lançado. Você vai cantar/cantarolar/assobiar a canção tema por alguns dias, tenha certeza!

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Aê Rafa, eu trocaria as notas de "Fonte da Vida" com "Gangues de Nova York". Concordo contigo que "Desventuras..." é um FILMAÇO, e só achei que Casablanca merecia um post dedicado (num post mais recente você diz que não te falta disposição, e sim um filme que mereça um post dedicado). Achei que Casablanca, não só pela qualidade, mas por sua importência cinematográfica, merecia um post exclusivo. Mas gosto é gosto. Grande abraço e continuo fã de seu blog. Obrigado pelo jabá.

Rafa Cruz disse...

Quando eu escrevi no post mais recente o fato da falta de empolgação pra um post solo lembrei logo do que fiz com Casablanca (Oh shit!rsrs).
Vacilo mesmo, só uma análise do período histórico presente no contexto iria garantir um bom texto, sem contar com a ótima trama.Minha culpa. Mas o comentário sobre o filme aqui não me impede de fazer algo do gênero futuramente.
Ah, a 5ª temporada de Dexter está espetacular, fico tenso durante grande parte do episódio.
Valeu pelo comentário!

Postar um comentário