sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Quem quer ser um milionário?

Gênero: Drama/Romance
Direção:Danny Boyle
Ano: 2009


 Inicialmente pode soar como uma pergunta estranha, afinal, quem NÃO quer ser um milionário?Melhorar a qualidade de vida, viver cercado pelo luxo e ter um mundo inteiro para desfrutar. É o famoso Paradigma do Pica-Pau (mulheres, dinheiro,comida...mulheres!).Particularmente nunca tive a pretensão de riqueza. Não que me faltem ambições, porém nada que necessite de enormes montantes de ouro para que sejam realizadas.
Conferi Quem Quer Ser Milionário? pela indicação de um amigo que me garantiu que o filme era bom e, caso pensasse o contrário, nunca mais ele me indicaria nada. Diante de tamanha empolgação alheia resolvi assistir e tirar minhas próprias conclusões desta obra tão premiada pelos jurados do Oscar.
O protagonista do filme é Jamal Malik (Dev Patel), um jovem pobre oriundo das favelas indianas e que está próximo de ganhar o maior prêmio oferecido por um programa de TV semelhante ao nosso Show de Milhão. O que sonda as mentes de todos é: como uma pessoa tão simples e sem instrução formal consegue ir tão longe em uma competição que exige um grau elevado de conhecimento?
Estaria ele trapaceado, simplesmente ele sabia as respostas ou tudo já estava escrito no destino? Estas são as perguntas que permeiam o imaginário de quem assiste durante toda a duração da produção. A montagem do filme intercala os momentos de Jamal durante o jogo, o interrogatório policial ao qual ele é submetido e uma série de flashbacks mostrando sua infância marcante e sofrida, além de seu relaciomento com dois outros personagens cruciais: Salim, o seu irmão com um índole questionável e Latika(Freida Pinto), uma garota pela qual Jamal nutre um forte sentimento de afeição.
Alguns consideram a história clichê e o filme como algo superestimado.Tenho que discordar. Quem Quer Ser Milionário? é uma produção extremamente tocante e bonita. Há muito tempo não me sentia tão envolvido em uma trama e torcendo por um personagem. Comecei a conferir o filme deitado, entretanto quando o fim se aproximou eu sentei, me aproximei da tela e tentei não perder qualquer segundo daquilo tudo. A trilha sonora é bem interessante e as letras das músicas são repletas de desabafos e críticas ao péssimo nível da qualidade de vida de grande parte da população ao redor do mundo.
O que levou um simples assistente de telemarketing para a final de um programa televisivo de perguntas e respostas? Essa é a pergunta de 1 milhão que cada telespectador só estará apto a responder após o término desse ótimo filme.

1 comentários:

Dayane Abreu disse...

*-*
É show de bola mesmo!

Postar um comentário