domingo, 30 de janeiro de 2011

Sherlock Holmes

Gênero: Ação/Suspense
Direção:Guy Ritchie
Ano: 2009

Alguns profissionais ficam marcados por conseguirem imprimir em cada nova produção a sua própria identidade, algo que de cara já identifica quem está por trás da direção e/ou roteiro. Eu posso citar Tarantino e seus diálogos intrigantes ou Romero com seus dilemas humanos em filmes de zumbi. Guy Ritchie é um desses caras.
É praticamente impossível você assistir Snatch - Porcos e Diamantes e Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes e não notar as semelhanças. Ainda não conferi RocknRolla ou Revolver, mas provavelmente seguem a mesma linha de raciocíno. Subúrbio inglês, máfia e várias histórias paralelas que se cruzam. Entretanto, Sherlock Holmes parece uma novidade desafiadora para o diretor britânico, talvez por se basear em uma história pré-existente ou pelo fato de não contar apenas com o Ritchie como único roteirista, algo comum em suas produções. Posso garantir que ele não desapontou na história de um dos detetives mais conhecidos do mundo.Sherlock Holmes consegue ser bem interessante e divertido, embora alguns contras tenham que ser destacados, como a duração prolongada. Vamos por partes!
O filme nos apresenta Holmes (Robert Downey Jr.), um detetive com um raciocínio extraordinariamente fora do comum, que conta com a ajuda do seu inseparável amigo Watson (Jude Law) para resolver complicados casos que desafiam a polícia. Após a aparente conclusão do caso envolvendo o Lord Blackwood (Mark Strong), a trama toma um rumo totalmente inesperado que pode culminar em um grande caos no império britânico. Associado a tudo isso temos o aparecimento de uma antiga conhecida de Sherlock, Irene Adler (Rachel McAdams).

O elenco está ótimo, Downey Jr. esbanja simpatia e sua parceria com Jude Law foi a escolha ideal.O Mark Strong é um ótimo antagonista, papel que ele também desempenhou no mediano Robin Hood (acho que pegou gosto pela coisa!). A Rachel McAdams é linda e bem sedutora, gostei da atriz.
O jeito como Holmes desenvolve seu raciocínio é bem interessante, gostei do modo como os seus pensamentos foram mostrados.A trama é recheada de cenas eletrizantes de ação com pitadas adequadas de humor, causando um bom resultado. Provavelmente o grande revés do filme é sua longa duração, o que o torna um pouco cansativo. Também poderia destacar a escolha com cenários mais sombrios, abusando da escuridão, o que dificultou um pouco em determinados momentos.Porém nada tira o brilho dessa ótima produção, que já me deixou no aguardo de sua sequência. Recomendo!

ps. Só uma pequena observação mesmo. Lembrei que na época eu iria conferir Sherlock Holmes no finado Starplex Cinemas, mas fui iludido pelo site com a programação errada e só descobri na hora que o filme já tinha saído de cartaz. O jeito foi assistir ao simpático Sempre ao Seu Lado.

ps.2 Em janeiro do ano passado eu publiquei 9 posts contra 2 nesse ano. Tenho que melhorar minha produtividade!

2 comentários:

Sérgio Salgueiro disse...

Odiei o filme da primeira vez. Fiquei indignado e fui conferir tudo o que já tinha lido sobre Holmes. Só então percebi a "finesse" do diretor, que compôs uma verdadeira super produção baseada nas entrelinhas da obra de Conan Doyle. Tudo está lá, desde os tiros na parede até a Londres do final do século XIX. A idade dos personagens, os cenários, enfim, tudo está lá. Tirando a aparência física de Holmes, bem diferente da do Downey Jr., é uma obra prima de respeito ao original.

Anônimo disse...

adorreiii assistirr Sherlock Holmes é uma rama muito boa que acaba envolvendo todos q o assistem adorei a parte do cachorro e tb gostei das partes mais engraçadas e tsls bjão.

Postar um comentário