sábado, 25 de dezembro de 2010

Cães de Aluguel

Gênero: Crime/Policial
Direção:Quentin Tarantino
Ano: 1992



Seria mais do que natural eu encerrar o ano com algo relacionado ao natal/ano novo, talvez uma lista de filmes, ou apenas uma única obra. Entretanto muitas são as listas deste gênero existentes em vários blogs, com algumas concordei, embora tenha encontrado algumas injustiças em outras. Quanto ao filme temático, no começo do mês eu comentei acerca de uma produção chamada Feliz Natal, não tinha como ser mais específico agora!
Sem retrospectivas ou coisas da espécie, encerro o ano com um legítimo Tarantino, o qual eu deveria ter visto há um bom tempo.
Cães de Aluguel é um exemplo clássico deste diretor insano, porém genial. Não adianta, mesmo que eu não tenha visto os nomes nos créditos, acredito que sempre reconhecerei uma obra de Tarantino pelas suas clássicas assinaturas ao longo do filme.O que o torna tão especial? Espero responder essa pergunta ao longo deste texto.
O filme se inicia com um grupo de homens bem vestidos, conversando em uma lanchonete e aqui mesmo começamos a entender o diferencial do autor.Os diálogos não são meros pretextos para ações desenfreadas, são situações bem inteligentes.Chega a ser engraçado o modo como assuntos tão banais como músicas de Maddona ou gorjetas para garçonetes se tornam tão interessantes. É nisso, nas conversas coloquiais e simples que se pode notar um legítimo Tarantino, sem dúvida alguma.
Tomada de câmera característica dos filmes do diretor
 Logo fica claro que aqueles homens são bandidos reunidos para um trabalho importante, porém as coisas não saíram como o planejado e vemos flashbacks intercalados dos protagonistas, individualmente, mostrando como chegaram até aquele serviço e como algumas coisas transcorreram.
Conhecemos os personagens por codinomes, os quais eu não falarei aqui, pois alguns só ficam esclarecidos durante a segunda metade do filme.
A ordem das cenas te deixa intrigado para saber o que de fato ocorreu e em quê tudo irá culminar. É claro que se você é um apreciador das obras do diretor já deve esperar por situações tensas e incríveis.
Não é o meu filme favorito de Quentin. Embora não consiga escolher apenas um, meu gosto tende a aclamar mais a Pulp Fiction .Porém não tem como colocar apenas 4 estrelas aqui, pois mesmo não sendo o meu favorito, ainda é uma obra muito completa e uma nota inferior ao 5 o colocaria no patamar de outros filmes que falei anteriormente pelo blog (e esse é um dos motivos pelo qual eu resisti bravamente a atribuição de notas aqui!).
Recomendo!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Reviews do Rafa ( ou seja, EU, Rafa Cruz!) deseja a todos os leitores um 2011 repleto de ótimos filmes e muita felicidade. Até o próximo ano!

1 comentários:

Dayane Abreu disse...

Baixei esse; verei logo em breve - hoje ou amanhã, quem sabe.
Feliz 2011, irmão! *-*
Ah, olha o que eu achei:

- 1. Agarre 20 caixas de preservativos e ponha-as em vários carrinhos,
aleatoriamente, quando as pessoas estiverem distraídas.
- 2. Vá ao departamento de eletrônicos e programe os despertadores para
tocarem de 5 em 5 minutos.
- 3. Vá ao atendimento a clientes e pergunte se podem reservar um pacote de
M&Ms pra você.
- 4. Monte uma tenda na seção de camping, diga aos outros… … clientes que vai
passar a noite por lá, e convença as pessoas a trazerem almofadas da secção
têxtil e a juntarem-se a você para um luau.
- 5. Quando um funcionário perguntar se você precisa de ajuda, comece a
chorar e grite: “Porque é que vocês não me deixam em paaaaz?!?”
- 6. Encontre uma câmera de vigilância e use-a como espelho enquanto tira
meleca do nariz.
- 7. Procure uma faca de açougueiro bem afiada. Leve-a consigo durante todo
o percurso das compras (deixe-a bem aparente) e vá perguntando aos
funcionários se ali vendem anti-depressivos.
- 8. Deslize pela loja com um ar suspeito, encarando a todos, enquanto canta
o tema da “Missão Impossível”.
- 9. Esconda-se atrás das roupas que estão expostas em cabides e quando
alguém estiver vendo os produtos grite “ME ESCOLHE! ME LEVA PARA CASA!”
- 10. Quando alguém anunciar seja o que for no alto-falante, deite no chão,
em posição fetal, e grite: “NÃÃÃO! As vozes! Outra vez as vozes! Parem!
Saiam!”
E, por fim:
- 11. Vá ao provador de roupas. Feche a porta, aguarde uns minutos e depois
grite: “Onde é que está o papel higiênico????!”

Postar um comentário