domingo, 22 de maio de 2011

Os homens que encaravam cabras

Gênero: Comédia/Guerra
Direção: Grant Heslov
Ano: 2010

Antes de qualquer coisa ser comentada por aqui preciso deixar claro que não precisa tirar as crianças da frente do computador! Apesar do título sugestivamente bizarro, a produção em questão não tem nada de sacanagem envolvida. Ao menos não no sentido obscuro da palavra. Os homens em questão realmente encaravam cabras, mas...sabe de uma? Continue lendo e, talvez, eu disse TALVEZ, você consiga uma declaração mais explicativa pra situação abordada.
O filme surgiu na minha lista como uma indicação de um colega da faculdade. Enfim, o elenco realmente chamou minha atenção, já que conta com George Clooney, Ewan McGregor, Kevin Spacey entre outras estrelas holywoodianas. Na trama temos Bob (McGregor), um jornalista que após uma grande decepção decide embarcar para o Oriente Médio com o intuito de garantir uma reportagem sobre a guerra local. Entretanto sua vida muda completamente ao conhecer no hotel um misterioso homem chamado Lyn Cassady (Clooney), que alega ser membro de uma intrigante e secreta força do exército americano que utiliza de métodos, digamos, pouco convencionais no combate ao inimigo.
 Afirmo sem a menor dúvida que se trata de uma produção extremamente interesssante e digna de ser vista. Não digo isso pelo seu valor como entretenimento de comédia, já que o roteiro se utiliza de um humor sutil e até ácido nas cenas cômicas,  e não de momentos que evoquem risos incontroláveis no telespectador. Muito menos exalto o seu valor como obra que se compromete a representar alguma faceta da guerra, já que os conflitos apresentados na película são tão sérios quanto o método desenvolvido pelo Bill Django (Jeff Bridges), fundador da força de combate em questão.
Então o que torna Os Homens que Desafiavam Cabras uma obra a ser apreciada? Sinceramente não encontro uma resposta para esta pergunta que não seja o fato de tamanha falta de bom senso ser apresentada de um modo tão sério que se torna engraçada! A cara de pau do George Clooney e do Jeff Bridges na interpretação dos seus personagens é de merecer aplausos. As técnicas empregadas pelo Exército da Nova Terra são tão desprovidas de sentido que torna tudo aquilo divertido.
 É isso. Não esperem risadas espalhafatosas ou um documentário sobre a realidade dos conflitos no Oriente. Esse é apenas um filme feito exclusivamente para não ser levado a sério e ponto final. Quanto às cabras? Bem, não vou estragar a beleza do momento, encarem o filme e vejam com seus próprios olhos.

1 comentários:

Marcio Melo disse...

Eu até "entendi" o humor diferenciado, mas não gostei tanto assim deste filme.

Postar um comentário