quarta-feira, 22 de junho de 2011

Desconhecido

Gênero: Suspense/Thriller
Direção: Jaume Collet-Serra
Ano: 2011


Fim de semestre, ufa! E o que, especificamente, isso significa? Simplesmente que os textos voltarão a ter uma frequência mais decente do que a atual.
Deixando todas as explicações inúteis de lado, vou tentar desenferrujar minhas engrenagens e começar o trabalho de verdade. Ah, já adianto que em breve falarei também de alguns livros que tive a oportunidade de ler nesses últimos meses e que merecem uma indicação certa! (Crônicas Saxônicas, estou falando de você, viu? =D)


Liam Neeson é um ótimo ator, essa ideia poucas pessoas ousam contrariar. Seja dando vida ao leão Aslam nas Crônicas de Nárnia, ou mesmo nos emocionando no tocante A Lista de Schindler, não há como negar o seu talento. Entretanto, recentemente o que vem chamando atenção é o seu papel de destaque em filmes de ação, como o ótimo Busca Implacável (2008) e o divertido Esquadrão Classe A (embora não tenha terminado este ainda, pretendo fazer isso em breve).
Com esse espírito empolgado fui conferir um dos seus trabalhos mais recentes, Desconhecido, com direção do não tão conhecido (desculpem, não resisti ao trocadilho) Jaume Collet-Serra. O plot central não é difícil de entender. O dr. Martin Harris (Neeson) vai a Berlim para um evento científico na companhia de sua mulher, a bela Elizabeth (January Jones). Entretanto, após um estranho acidente, o dr. Harris acorda no hospital, sem lembrar muito bem o que aconteceu e, pra piorar a situação, outra pessoa assume sua identidade e sua própria esposa nega que ele seja quem diz ser. Preso nesse turbilhão de problemas, Martin precisa correr contra o tempo para provar que fala a verdade, enquanto tenta entender o que há por trás de toda essa trama.

Filmes envolvendo problemas de memória não são tão raros. Temos o excelente Amnésia, o cultuado Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças e a famosa trilogia Bourne, que revolucionou o gênero de ação no cinema, influenciando até a tradicional série de filmes do 007.

Mas então o que Desconhecido tem de diferente, algo que o faça digno do precioso tempo de quem o assiste? Sinceramente, não muito. Os personagens não cativam tanto, o roteiro peca em uma série de explicações e o final deixa uma sensação de vazio, do tipo que você esquece do que viu após 5 minutos ou coisa do gênero. Em suma, uma decepção, o que comprova o papel, em algumas vezes, desastroso da alta expectativa antes de conferir um filme. Ainda contamos com a presença da ótima atriz alemã Diane Kruger, mas isso não é o suficiente para tansformar a produção em um suspense intrigante.

Após tudo que falei espero que este continue um filme desconhecido para sua coleção! ;D

0 comentários:

Postar um comentário