segunda-feira, 1 de março de 2010

Trovão Tropical

Apesar do Reviews do Rafa não ter nem um ano de existência, eu já tenho uma certa experiência em ser autor de blogs, mesmo que os meus anteriores exibissem um foco diferenciado deste. Acontece que com esta certa experiência, o blogueiro adquire uma série de princípios e certezas que guiam os seus textos. Uma das coisas mais importantes que eu aprendi é que não importa o que pensa 99,9% da população mundial, você tem o direito de pensar diferente e expressar o seu argumento, desde que este seja norteado por uma série de preceitos morais. É a chamada liberdade de expressão. Mesmo que cercada por uma aura ética e delimitada por normas, eu hoje tenho o direito garantido de poder dizer, por exemplo, que até hoje não entendi o filme Closer-Perto Demais, ou também que eu realmente já ri assistindo Castores Pirados. Mas por que raios de tanta explicação e conversa sem nexo? Ok, vamos lá. No meu post sobre Avatar eu critiquei abertamente o "novo fenômeno mundial" e nadei contra a maré.Apesar de esperar críticas sobre minha opinião acerca do mais não tão novo queridinho do público, encontrei pessoas com a mesma linha de raciocínio que a minha.Mas agora eu estou convicto que falarei de um filme realmente controverso.Alguns me apedrejarão, porém digo sem receio que TROVÃO TROPICAL, comédia estrelada por astros do calibre de Robert Downey Jr., Ben Stiller e Tom Cruise foi a MELHOR COMÉDIA QUE ASSISTI NOS ÚLTIMOS ANOS, quiçá NO SÉCULO!

E lá vou eu em mais uma tarefa difícil. Trovão Tropical (Tropic Thunder - 2008) é um me ame ou me odeie, fato. Ou a pessoa vai realmente gostar bastante (meu caso) ou vai desprezá-lo correndo o risco de nem terminar ele todo. O filme se inicia com uma série de trailers falsos (destaque forte pra Satan's Alley, ri muito) que nos apresentam os protagonistas da trama, atores dos mais diversos gêneros.Temos o Ben Stiller como Tugg Speedman, um astro de uma franquia de filmes de ação; Robert Downey Jr. (totalmente alucinado e incrível neste papel, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, quer mais?) é Kirk Lazarus, um ator ganhador de diversos prêmios e que se entrega totalmente ao papel; Jack Black é Jeff Portnoy, um comediante viciado em drogas, protagonista de uma série de filmes que faz uma clara alusão a O PROFESSOR ALOPRADO; Brandon T. Jackson interpreta um clássico rapper com suas letras pornográficas. O que todos esses astros tem em comum?Foram escalados pra o elenco de um filme de guerra chamado Trovão Tropical.
E aqui começa toda a odisséia de um "filme dentro de um filme". Todos os personagens são estereótipos dos mais diversos tipos de atores do cinema holywoodiano, desde o astro de filme de ação com roteiros batidos, passando pelo viciado em drogas até chegar naquele que faz de tudo pelo papel, até mudar a cor de sua pele (sim, o Downey Jr. interpreta um cara negro no filme, tá incrível). Na história, o diretor de Trovão Tropical não consegue conciliar tantas estrelas no filme, o que o leva ao desespero já que o patrocinador (representado por um Tom Cruise IRRECONHECÍVEL ) está o pressionando em busca de resultados. Motivado por uma sugestão de 4 Folhas (que nick bizarro), autor do livro do qual o roteiro do filme foi adaptado, o diretor resolve implantar um sistema de câmeras em uma floresta isolada e levar os atores até lá, de modo que as atuações fluam de modo mais sincero e verossímil. Acontece que a tal floresta é reduto de um grupo de traficantes de droga que confundem os visitantes com agentes da narcóticos. Enfim, o que temos daí em diante é uma série de confusões que me fizeram rir constantemente.
O filme é recheado de um humor negro e ácido que, realmente, não agrada a todos.Temos uma série de referências a temas considerados polêmicos, como o fato do ator vivido por Ben Stiller ter interpretado um deficiente mental em um dos seus filmes e se referirem a ele como "retardado" várias vezes. Sinceramente? Achei muito #mimimi por nada, posso estar enganado, mas não vi ali uma ofensa séria. Por falar no Stiller, apesar do filme ser muito bem recepcionado por crítica e um sucesso de público, muita gente caiu matando no cara, que além de ator também dirigiu a bagaça. Fala sério, o cara mandou bem. Outra coisa que aprendi nessa vida de blogueiro é que criticar uma ideia pode ser a coisa mais fácil, difícil é colocar algo em prática e acredito que o Stiller cumpriu bem essa função. No filme temos algumas referências a outras produções, como a clássica cena de Platoon, onde um soldado se ajoelha perante o helicóptero em voo.Com certeza é um filme que não agradará a todos, mas eu, particularmente, me diverti muito mesmo.Só pelo papel do Downey Jr., mesmo que você deteste todo o resto, já vale o tempo gasto.

Obs.: Só agora eu descobri que desgraça é o tal do TiVo que o cara tanto falou no filme!
Obs2.: A cena final do Tom Cruise é muito boa também, o cara está tão diferente que talvez nem o reconhecesse se já não soubesse de sua participação no filme.

0 comentários:

Postar um comentário