segunda-feira, 26 de abril de 2010

Rascunhos [3]

Salve, salve, habitantes dessa nave terra devastada pelos mais diversos fenômenos naturais! Assistindo o noticiário eu vejo que aquelas paisagens devastadas abordadas em filmes com futuros pós-apocalipticos perdem feio pra o que sofremos atualmente. Depois dessa breve análise sobre como a Terra tá se acabando e neguinho tá pouco se lixando ninguém parece se importar de verdade, vamos aos sketches mais esporádicos do mundo!(conversinha ecologicamente correta nem funciona muito comigo, mas estava sem assunto pra começar). Não é todo filme que se converte em um post unicamente pra ele, porém isso não significa que ele seja ruim ou coisa do tipo, apenas não tive inspiração pra fazer com que minha opinião se prolongasse por mais de um parágrafo. Então vamos lá, pois esta lista está repleta de coisas boas!
  • 500 Dias Com Ela
  • Click
  • Encontros e Desencontros
  • Sempre ao Seu Lado
  • Substitutos

500 dias com Ela ( 2009-Romance/Drama)
É interessantemente equivocado e, ao mesmo tempo correto, classificar esta como uma produção romântica. Na verdade, inicialmente, o filme nos adverte quanto a esta classificação dizendo que não se trata de um romance. Bem, o que vemos de fato é uma trama sobre um relacionamento, pra ser mais exato, o fim de um.E não pense que estou contando o fim do filme, na verdade esse é o começo! Na história vemos como Tom (Joseph Gordon-Levitt) conhece Summer ( Zooey Deschanel), o que justifica o título original do filme ( 500 days of Summer). E é isso mesmo que temos, 500 dias que mostram desde a ascensão até o declínio e momentos posteriores deste relacionamento. Sinceramente, achei que foi super valorizado pela crítica. Dizer que é ruim seria ridículo, mas não acho que justificou todo o #mimimi que fizeram sobre ele. É uma produção boa, mas ao menos eu não considero como algo memorável. Contudo, tenho que destacar uma cena que realmente chamou minha atenção. Vemos a tela dividida entre REALIDADE e EXPECTATIVA de um personagem em relação a uma determinada situação. Achei aquilo sensacional, mas é só.

Click ( 2006 - Comédia/Drama)
Muitas pessoas odeiam o Adam Sandler. Eu, particularmente, não tenho nada contra.Assim como tantos outros atores ele carrega bons filmes e também alguns detestáveis ( não consegui passar de 20 minutos em Funny People). Mas tenho que admitir que gostei bastante de Click. Sandler é Michael Newman, um arquiteto viciado em trabalho que após um estranho encontro é presenteado com um controle remoto capaz de revolucionar a sua vida. Há quem diga que o drama é clichê, porém o filme conseguiu passar claramente a mensagem que queria, ao menos pra mim. Então não tenho vergonha de dizer que sempre que a produção é reprisada na TV eu tento assistir.Falo mesmo!

Encontros e Desencontros (2003 -Comédia/Romance)
Vou ser o mais sincero possível aqui: Só assisti esse filme por causa da Scarllet Johanson! E valeu cada minuto, pois aqui ela desempenha uma ótima atuação e está mais linda do que nunca. Mas voltando ao filme: O que vemos é a história de dois americanos ( Scarllet Johanson e Bill Murray) que se conhecem no Japão. Ele é um famoso ator que foi para lá gravar um comercial, já ela foi acompanhar o marido em uma viagem de trabalho. O que vemos são personagens perdidos que aos poucos se encontram mutuamente. Temos boas sacadas de comédia, mas não espere coisas escrachadas, são esquetes rápidos e inteligentes, nada daquelas comédias românticas manjadas com final previsível. O filme possui uma sutileza e ambientação admiráveis. O ritmo  é lento em alguns momentos, mas é uma boa produção. Não vou dizer aqui que achei sensacional e coisa do tipo, tento ser humilde a ponto de reconhecer que não compreendi tanto a motivação dos protagonistas. Não que estas não fossem claras, pois são, mas talvez seja necessária uma determinada bagagem de vivências para apreciar esta produção como ela deve.

Sempre ao Seu Lado (2009 - Drama)
Não vou me prolongar além do devido. Produção sobre lealdade entre cachorro e seu dono ( Richard Gere). Adaptada de uma história real japonesa, o longa pode não ser um dos mais empolgantes, mas apresenta uma bela história, além de um grande exemplo de uma linda relação. É realmente emocionante e se você tem/teve um cachorro é preferível que assista com uma caixa de lenços perto das mãos. Acredite, vai precisar dela. E o cachorro é realmente bonitinho!

Substitutos (2009 - Ficção Científica)
Essa lista merecia um filme melhor em seu fim, mas é o que tenho no momento. Substitutos ou Surrogates, como é o título original, é algo sofrível de se ver. Sério, achei deprimente. Em um daqueles futuros robóticos, a maioria da população tem acesso a uma espécie de andróide personalizado, os tais Substitutos que dão nome ao título. Isso evita uma série de problemas como altas taxas de  morbidade, mortalidade e afins. Porém após um estranho incidente que leva a morte de um ser humano, entra em cena o personagem de Bruce Willis, que pra varia é um policial com algum drama no passado, e passa a investigar o ocorrido. Na moral, me lembrou Gamer, e quem ler meu texto sobre esse outro filme vai entender o quanto acho esse aqui ruim também! Personagens sem base, carisma, motivações ridículas e explicações mais ridículas ainda. O Bruce Willis já teve momento melhores como Sin City e o clássico Pulp Fiction. Em suma, passe longe desse aqui!

3 comentários:

Unknown disse...

Rafa, estou lendo muito seu blog e não tenho comentado (tenho feito mais isso via twitter), mas hoje eu resolvi fazê-lo. Quero dizer que estou gostando muito do que estou vendo. Parabéns pelo trabalho e continue escrevendo. O que, em particular, me motivou a escrever foi o seu mini-review de Escontros e Desencontros. Acho um filme fabuloso. MUITO bom mesmo. E já tinha visto você escrever sobre ele (acho que no twitter), dizendo não ter entendido muito. Achei sensacional o fato de, ainda assim, você ter apreciado a obra e reconhecer que talvez não tenha uma certa bagagem de vivências para degustá-lo melhor. Parabéns e continue escrevendo desta forma descontraída e sincera que continuarei lendo e, na medida do possível, comentando. Abraços.

Marcio Melo disse...

500 dias com ela e Encontros e Desencontros são sensacionais.

Click eu dei boas risadas, mas bastou assistir uma vez para nunca mais aparecer o interesse em revê-lo.

Substitutos só nos deixa uma mensagem e pronto, é um filme muito muito fraco.

E eu quase choro com o filme do cachorro, me esforecei bastante pra não passar vergonha no cinema :)

Rafa Cruz disse...

Wooow, comentários ilustres!

@Bruno
Cara, gostava muito do seu trabalho no Olhar Leigo, espero que algum dia ele volte. Agradeço pelos elogios, busco sempre a sinceridade em minhas opiniões, afinal é o que deve ser feito quando se expressa uma ideia.
Abraço!

@Marcio
Cara, se eu disser que quase chorei também?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Fiquei só no quase, mas se o filme se prolongasse por mais uns 2 minutos a lágrima ia cair, fato.

Postar um comentário